O Alimento Com Pouco Carboidrato Ajuda Gatos Com Cardiomiopatia?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos com cardiomiopatia podem se beneficiar de dietas com baixo teor de sódio.

Alguns gatos com cardiomiopatia podem não apresentar sintomas visíveis em determinados estágios, mas diagnosticar e beliscar essa doença pela raiz pode ajudar a retardar sua progressão. Uma das maneiras de ajudar a reduzir os sinais de cardiomiopatia é alterar a dieta do seu gato, limitando sua ingestão de sódio.

O que é cardiomiopatia?

Cardiomiopatia é doença do músculo cardíaco. Causa aumento e enfraquecimento do coração, redução do fluxo sangüíneo através do coração ou espessamento do músculo cardíaco. Um gato pode não apresentar sintomas evidentes, no entanto sintomas visíveis incluem falta de ar, apetite reduzido, inchaço ou fadiga. Um veterinário pode diagnosticar cardiomiopatia através de exames de sangue ou urina, raios-X ou outros meios e pode ouvir o coração do seu gato. Se a cardiomiopatia for diagnosticada, ela provavelmente recomendará várias coisas, incluindo a redução da ingestão de sódio.

Causas Potenciais em Gatos

A causa da cardiomiopatia é desconhecida na maioria dos casos, porém a batalha passada de um gato com doença viral ou genética pode causar. Gatos Maine Coon e gatos ragdoll parecem ter mutações genéticas, o que pode predispô-los à doença, embora outras raças também sejam vulneráveis. A deficiência de taurina, um aminoácido que é vital para a saúde dos gatos, pode levar à dilatação do coração, enquanto o hipertireoidismo geralmente está ligado ao aumento do coração.

Como a restrição de sódio ajuda

A restrição de sódio é benéfica para gatos com cardiomiopatia. O sódio provoca retenção de líquidos, aumentando a quantidade de sangue que o coração deve bombear. Além disso, quando o coração não consegue bombear o volume de sangue necessário, suas câmaras se esticam na tentativa de reter mais sangue. No entanto, com o tempo, isso enfraquece as paredes do músculo cardíaco. Isso faz com que os rins retenham água e sódio, que se acumulam no corpo de um gato. Se isso acontecer, um gato pode evoluir para insuficiência cardíaca congestiva. Limitar o sódio pode ajudar a retardar o processo

Implementando a mudança alimentar

O primeiro passo é olhar para o rótulo do alimento do seu gato para determinar o nível de sódio. Procure por alimentos com um rótulo "sem adição de sal". Se você está alimentando caseira, escolha alimentos sem adição de sal. Embora você queira tirar o seu gato de alimentos com alto teor de sódio o mais rápido possível, faça a mudança ao longo de algumas semanas. Isso permite que ele se acostume com novos alimentos e permite que você o monitore por problemas na barriga ou outros problemas.