Machuca Os Gatos Para Tocar Nos Bigodes?

Autor: | Ultima Atualização:

Meu, que big whiskers você tem!

Tocar nos bigodes de um gato não faz mal, mas puxá-los faz. Os cabelos compridos e grossos que se curvam graciosamente do focinho de um gato e acima dos olhos não são apenas enfeites - eles são mais como antenas ou "antenas". Eles ajudam o gato a navegar, a equilibrar-se e a manter-se longe de problemas

Anatomia

Observe atentamente o rosto de um gato e provavelmente verá três linhas horizontais de quatro bigodes em cada lado do nariz; alguns gatos têm mais de 24, mas esse é o número médio. Enquanto os bigodes são apenas cabelos, formados de queratina como o cabelo e as unhas, e não têm sensação, estão conectados sob a pele a músculos que permitem ao gato movê-los voluntariamente e a nervos que registram mudanças no ambiente do gato e reagem a essas mudanças. Eles também desencadeiam reações involuntárias: toque os bigodes de seu gato em um lado do rosto e observe-o piscar para você - rápido demais, seus bigodes mandaram o cérebro fechar os olhos para protegê-lo.

Ação

Um gato pode mobilizar seus bigodes à vontade. Se ele estiver caçando, ele apontará seus bigodes o mais para frente possível para detectar qualquer movimento de sua presa, para lhe dizer quando ele a pegar e quando ela parar de se mover. Os bigodes também lhe dão uma pista sobre o humor de um gato - se eles estiverem à frente, ele está se sentindo bem, mas se eles estiverem bem colados no rosto, ele está zangado ou com medo… melhor deixá-lo em paz.

Função

Os bigodes de gato são quase uma combinação de radar e GPS - eles dizem a ele onde ele está no espaço e o que está ao redor dele. Eles são uma parte importante de seu senso de toque e contribuem para seu senso de equilíbrio. Eles dizem o quão grande é a abertura e se ele pode passar por isso. Eles dizem a ele sobre o tempo e o que está se movendo em sua vizinhança, reagindo a variações no fluxo de ar. Mesmo que ele possa enxergar bem com pouca luz, na escuridão total, ele pode literalmente sentir o caminho em volta dos obstáculos.

Perda

Se você de repente perder seu senso de toque, você terá dificuldade em se locomover, encontrar coisas e ficar seguro. Se um gato perde seus bigodes, é provável que ele fique levemente desorientado e, provavelmente, entrará em pânico e se esconderá ou ficará assustado e agressivo em legítima defesa. Os bigodes, como todos os outros pêlos, têm um ciclo natural e vão cair e voltar a crescer, mas fazem isso individualmente em um padrão, de modo que a função sensorial do grupo não seja perturbada. Se todos os bigodes de um gato, ou mesmo a maioria deles de um lado, estiverem danificados ou cortados, você pode ter um gatinho tonto para os dois ou três meses que pode levar para que eles cresçam de volta.