O Seguro Cobre Acidentes Relacionados Com O Clima?

Autor: | Ultima Atualização:

O mau tempo pode tornar a condução um desafio.

Se você acabou de passar alguns momentos angustiantes a girar no gelo ou a tentar desesperadamente ver baldes de chuva, os pedidos de seguro podem ser a última coisa em sua mente. Mas muitas companhias de seguro cobrem acidentes relacionados ao clima, especialmente se você não estivesse dirigindo de uma maneira que não fosse segura para as condições. Documentar os danos ao seu carro cedo, bem como quaisquer danos, pode poupar uma longa luta com sua companhia de seguros.

Fundamentos da apólice de seguro

Sua primeira fonte para descobrir se o dano climático é coberto deve ser sua apólice de seguro. . Sua cobertura dependerá principalmente do tipo de seguro que você possui e das exclusões específicas listadas na sua política. Algumas companhias de seguro - particularmente aquelas que oferecem políticas de desconto - podem não cobrir qualquer dano causado pelo clima, mas outras pagarão quase todos os tipos. A maioria das empresas de seguro de automóveis não cobre danos causados ​​pelo clima que ocorrem quando você não está dirigindo. Por exemplo, se seu teto de garagem desabar por causa de uma carga pesada de neve, isso provavelmente seria coberto pela política de seu proprietário.

Condução Segura

Se o seu seguro cobrem acidentes relacionados ao clima, você provavelmente estará coberto contanto que você estivesse dirigindo com responsabilidade. Mas se você sofrer um acidente porque estava correndo muito ou muito próximo, talvez não esteja coberto, principalmente se receber um ingresso. Sua cobertura vai depender se o seu seguro de carro cobre acidentes em um único carro quando você está em falta e como sua política define a direção segura. A maioria das companhias de seguros determinam quem foi o culpado em um acidente, e se você é o único no acidente devido a condições de gelo, chuva severa ou outros desafios climáticos, você será automaticamente culpado.

Negligência

Se você é extremamente negligente ao decidir dirigir, você pode não estar coberto, mesmo que o acidente não seja sua culpa. Por exemplo, a escolha de passar por cima de um lago gelado pode ser considerada negligente. Mesmo se você dirige com segurança, seu seguro pode não cobrir danos se você não deveria estar dirigindo em primeiro lugar, ou se você deveria saber que as condições da estrada não eram seguras.

Em busca de uma reivindicação

Imediatamente após o acidente, documentar todos os danos ao seu veículo, bem como quaisquer lesões que você tenha sofrido. Mantenha seus registros médicos e todas as contas de reparo do carro que você recebe, e contate sua companhia de seguros para notificá-lo de seu acidente. Se sua companhia de seguros avaliar os danos ao seu carro ou avaliar o custo dos reparos, obtenha uma estimativa independente. Contratar um advogado pode ajudá-lo a recuperar mais dinheiro, e muitos advogados de acidentes de carro trabalham em contingência, o que significa que você só pagará se vencer.