O Seguro Cobre Procedimentos Com Células-Tronco?

Autor: | Ultima Atualização:

A terapia com células-tronco está disponível para um número limitado de doenças.

Novas terapias médicas com células-tronco oferecem alguma esperança de tratamento para doenças e lesões. Células-tronco são aquelas que ainda não foram projetadas para um propósito específico no corpo; eles são potencialmente capazes de reparar e regenerar os órgãos e tecidos danificados do corpo. Várias clínicas privadas oferecem terapia com células-tronco para uma ampla variedade de problemas de saúde, e laboratórios de saúde ao redor do mundo estão conduzindo testes clínicos. As companhias de seguro, no entanto, cobrirão apenas procedimentos que consideram rotineiros e essenciais.

Células-Tronco Adultas

A maioria das terapias com células-tronco envolve o uso de células-tronco adultas colhidas em seu próprio corpo. Este transplante "autólogo" não é o mesmo que a terapia com células-tronco "embrionárias", que se baseia em células-tronco retiradas de um feto ou através de fertilização in vitro. Usando as próprias células do paciente, os médicos evitam a possível rejeição "imunogênica" pelo corpo de uma substância estranha. Pesquisadores médicos desenvolveram terapias com células-tronco para doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite e distúrbios pulmonares obstrutivos crônicos, entre outras doenças.

Cobertura de seguro

A terapia com células-tronco é um procedimento médico relativamente novo. Embora tenha se tornado amplamente aceito em associação com a quimioterapia para o linfoma não-Hodgkin e outros distúrbios, as aplicações ainda são limitadas. As companhias de seguro não o reembolsarão pelo custo dos procedimentos considerados "experimentais", nem oferecerão cobertura de terapia com células-tronco como um complemento da sua política atual.

Ensaios Clínicos

Sem cobertura de seguro, o custo de tratamento com células-tronco deve ser suportado pelo paciente; Uma exceção a esta regra geral seria um ensaio clínico, que é por definição experimental. Os estudos de pesquisa legítimos devem ter supervisão independente, o que significa que um painel de especialistas revisa os procedimentos de segurança, bem como a aprovação de uma agência reguladora, como a Food and Drug Administration. Uma organização de pesquisa, agência governamental ou empresa privada subscreve o custo do estudo, ou seja, sem custo para os sujeitos.

Limites de cobertura

O custo dos transplantes autólogos de células-tronco pode exceder US $ 100.000, além do custo de um estudo. estada prolongada no hospital. Porque este tratamento se tornou amplamente aceito para algumas doenças, seu seguro pode cobri-lo se não for considerado experimental. Ainda pode haver co-pagamentos e montantes dedutíveis envolvidos, e sua companhia de seguros não pode cobrir o tratamento por um médico ou clínica fora de sua rede de provedores (o que incluiria clínicas e hospitais estrangeiros). Quanto a qualquer procedimento importante, você deve solicitar uma revisão e pré-aprovação da cobertura da companhia de seguro antes de se submeter à terapia com células-tronco, se você estiver buscando reembolso.