O Divórcio Afeta Cães?

Autor: | Ultima Atualização:

Experimentar um divórcio pode deixar seu cão deprimido.

O divórcio é um processo doloroso, e não apenas para as pessoas - pode afetar negativamente o seu cão também. O estresse do processo e a incerteza que se segue está atrapalhando a vida do seu cão, então lembre-se de priorizar seus sentimentos. Afinal, ele tem necessidades, assim como você.

Ambientes estressantes

O estresse de um divórcio - seja ele sendo perseguido ativamente ou simplesmente no horizonte - tem seu preço em um cachorro. Os cães são altamente sintonizados com a emoção e o humor, então quando você está ansioso, deprimido ou com raiva, seu amiguinho sabe disso. Se um rompimento ou divórcio é marcado por discussões, brigas e alta tensão, seu cão também pode começar a sentir emoções negativas. Ele pode ficar assustado, ansioso ou deprimido se o humor em sua casa não melhorar.

Mudança de Casas

Mover-se é difícil para um cão mesmo quando toda a família se move junto. Se você e seu cão se mudarem e deixarem um co-proprietário para trás, seu cão pode ficar confuso e ansioso. Seu novo ambiente e a perda de um dono podem deixá-lo com uma condição de ansiedade de separação - depois de perder um de seus funcionários, ele pode ter medo de perder você também, além de ficar sozinho em seu novo ambiente estranho. > Amor fraternal

Seu cão pode perder mais do que um dono no divórcio - ele pode perder um irmão ou uma irmã. Se você compartilhar mais de um animal e dividi-los no divórcio, a perda de um companheiro pode ser devastadora para um cão. O estresse emocional de perder seu amigo pode deixar seu cão deprimido ou desconfortável, porque ele não entende a natureza da divisão - só que ele não tem mais o seu melhor amigo por perto, e agora ele está sozinho. > Consistência perdida

Os cães precisam de rotina e consistência em suas vidas, e o divórcio pode atrapalhar completamente o modo de vida aceito pelo seu cão. Se uma pessoa mantiver a custódia exclusiva do cão, o cão pode ter que ajustar-se a um novo horário para alimentação, caminhada e tempo sozinho. Se você dividir a custódia com o seu ex, a programação do cão pode mudar a cada semana. Tente manter o máximo de consistência possível na rotina do seu cão, mesmo que isso signifique coordenar sua agenda com o seu ex.