A Bílis Ajuda A Derrubar Gorduras Em Gotas?

Autor: | Ultima Atualização:

A bile é o que permite que a gordura seja digerida nos sucos aquosos do intestino delgado.

Toda vez que comemos comida, nosso corpo tem que digerir e absorver os nutrientes que o alimento contém. Alguns desses nutrientes incluem proteínas, carboidratos e gorduras. Diferentes enzimas e sucos digestivos permitem que diferentes nutrientes sejam digeridos e absorvidos no corpo. Por exemplo, a gordura é um nutriente que deve ser misturado com um emulsionante para que seja efetivamente digerido e absorvido pelo trato intestinal.

Digestão Gorda

As gorduras são hidrofóbicas, o que significa que não se dissolvem na água. Isto é evidente quando você derramar uma colher de sopa de óleo vegetal em um copo de água e vê-lo subir ao topo. Essa propriedade da gordura torna necessário que o corpo crie um ambiente no qual a gordura possa ser digerida ou quebrada

Ação da Bile

A bile é o que permite que a gordura seja digerida no ambiente aquoso dos intestinos. Quando a gordura está presente no trato intestinal, a bile é secretada da vesícula biliar e é liberada nos intestinos através do ducto biliar comum. A bile tem uma atração pela gordura e pela água. Portanto, a bile é capaz de penetrar em grandes glóbulos de gordura flutuando nos intestinos e pode quebrá-los em pequenos glóbulos que agora também são solúveis em água com um revestimento de bile. Isso é chamado de emulsificação.

Micelas

Os glóbulos de gordura menores ou gotículas que são combinadas com a bile são tecnicamente chamadas de micelas. As micelas são importantes por algumas razões. Primeiro, as micelas permitem que as enzimas que quebram as gorduras acessem a gordura mais facilmente. Antes da emulsificação, a digestão de gordura é realmente ineficaz. Em segundo lugar, as micelas também permitem o transporte das moléculas de gordura do trato intestinal para as células intestinais. Isso permite a absorção da gordura para o resto do corpo

O que exatamente é a bile?

Devido à bile, as gorduras são capazes de formar gotículas menores no intestino delgado. A secreção biliar é na verdade composta de dois componentes principais que contribuem para sua capacidade de ser hidrofóbica e hidrofílica, ou solúvel em água. O colesterol é realmente usado para produzir ácido biliar no fígado e é o componente que dá à bile suas qualidades não solúveis em água. O ácido biliar é então combinado com um aminoácido da proteína, o que leva a qualidades solúveis em água.