Os West Highland Terriers Têm Uma Tendência A Desenvolver Problemas De Fígado

Autor: | Ultima Atualização:

Os Westies podem ser agressivos, mas amam seu povo.

West Highland white terriers recebem seu nome de sua terra natal e de seus casacos ' cor. Infelizmente, o cobre é uma cor associada ao Westies que não tem nada a ver com a sombra do cabelo. Níveis tóxicos desse mineral tendem a se acumular no fígado, resultando em hepatopatia crônica.

Doença do fígado

Assume-se que uma anormalidade genética na raça causa a acumulação de níveis tóxicos de cobre no fígado, mas, no momento da publicação, nenhum teste genético estava disponível para filtrar portadores. Isso significa que os criadores de Westie não podem saber se um cão carrega esse gene defeituoso até que um animal desça com a doença. Enquanto a doença do fígado é prevalente na raça, os números reais são difíceis de encontrar. Essa é a conclusão da Westie Health Foundation. Um veterinário conduzindo testes na Universidade do Missouri relatou à WHF que acha que a questão continuará confusa até que o gene seja encontrado. A hepatopatia crônica eventualmente leva à insuficiência hepática, mas esse processo leva muito tempo. A insuficiência hepática aguda pode ocorrer subitamente em Westies sem acúmulo de cobre tóxico. A versão aguda pode matar muito rapidamente, em questão de dias.

Sintomas

O fígado pode suportar uma quantidade razoável de agressão antes de ser danificado o suficiente para que apareçam sintomas óbvios. Cães mais jovens são mais propensos a insuficiência hepática aguda, caracterizada pelo início súbito de vômitos e letargia. Infelizmente, muitos não conseguem sobreviver, mas aqueles que o fazem podem experimentar problemas recorrentes no fígado durante o resto de suas vidas. Minimize o estresse na vida de qualquer sobrevivente de insuficiência hepática aguda. Westies com idade superior a 6 anos com insuficiência hepática crônica emagrecer e geralmente aparecem NQR - "não está certo". Esses sinais sutis podem evoluir para depressão e vômitos constantes se o cão não receber tratamento.

Diagnóstico

Enquanto seu veterinário realizará exames de sangue e ultra-sonografias em seu Westie, a única maneira de diagnosticar definitivamente a hepatopatia biópsia hepática realizada com cirurgia tradicional ou laparoscópica. Além de dar ao seu veterinário informações sobre a condição do fígado de seu Westie, a biópsia revela o nível de cobre no órgão

Tratamento

Para tratar seu Westie, seu veterinário pode prescrever corticosteróides e drogas imunossupressoras. Ela também vai colocar seu cão na terapia de quelação de cobre, medicação que ajuda seu Westie a excretar o excesso de cobre através de sua urina. Dependendo da resposta do seu Westie à medicação, você pode eventualmente desmamar ele das drogas. Alguns cães precisam de medicação para o resto de suas vidas. Você terá que manter o seu em uma dieta baixa em cobre. Isso significa que não há carnes de fígado, coração ou rim, que são comumente encontradas em alimentos para cães, e não cereais ou moluscos. Seu veterinário pode ajudá-lo a organizar uma dieta contendo o mínimo de cobre. A água do seu cão não deve sair da tubulação de cobre, o que significa que você pode ter que fornecer água engarrafada.

Cirrose

Se a biópsia revelar que o seu Westie sofre de cirrose hepática, seu prognóstico não é bom. Esse diagnóstico significa que grande parte de seu fígado é cirrótico ou consiste em tecido cicatricial. Medicação pode comprar o seu cão algum tempo de qualidade, mas é um problema que você deve discutir com seu veterinário.