Os Filhotes Têm Pesadelos?

Autor: | Ultima Atualização:

Abster-se de mover um cachorro durante um pesadelo.

Os filhotes sonham e provavelmente têm pesadelos, como a maioria dos bebês. Exatamente o que um filhote experimenta durante pesadelos, ninguém sabe. Talvez ele se lembre de um incidente de abuso de animais. Talvez ele se lembre do grande Labradoodle que o assustou. De qualquer maneira, seu filhote mostrará sinais de pesadelos através de movimentos e sons aflitos.

Processo de sonhar

Um filhote de cachorro cai em um sono leve respirando regularmente. Durante esse tempo, seu cão pode ser facilmente despertado. De acordo com Stanley Coren, professor de psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica e autor do livro "The Intelligence of Dogs", é cerca de 20 minutos depois, quando as imagens mais vívidas ocorrem. Esses sonhos ou pesadelos tendem a acontecer com rapidez e frequência. A teoria é que a estimulação sensorial ajuda a formar novas conexões neurais. Acredita-se que os cães grandes, na verdade, permanecem no estágio de sonho ou pesadelo mais do que filhotes.

Sinais de um pesadelo

Quando um filhote adormece profundamente, ele é mais difícil de despertar e sua atividade cerebral aumenta bastante. Neste momento, você saberá que seu cão está sonhando com os movimentos rápidos dos olhos que você pode ver através de suas pálpebras. Contração, gemidos, respiração rápida no peito e lamber os lábios são sinais de um cachorro sonhando. Sinais de que seu filhote está tendo um pesadelo também podem incluir latidos, abanar o rabo, uivando e se debatendo

Convulsões vs. Pesadelos

Se você suspeitar que seu cão está tendo uma convulsão em vez de um pesadelo, chame o nome dele várias vezes. É importante não tentar acordar seu cachorro ao tocá-lo fisicamente, porque, se for um pesadelo, ele pode ficar tão angustiado que tentará morder ou morder você. Se ele não acordar, ele pode ter uma convulsão, e você precisará ligar para seu veterinário para obter instruções.

O que você pode fazer

Os filhotes precisam de sono ininterrupto para uma atividade mental saudável, então é realmente melhor não acordar um cachorro de um pesadelo. Se você sentir que os pesadelos são excessivos ou se seu comportamento de dormir parece incomum, tire um vídeo das ocorrências e mostre ao seu veterinário. Você também pode manter um diário de quando esses pesadelos acontecem, e anotar o que seu filhote comeu antes de dormir, quanto tempo passou desde a hora da refeição, que barulhos estavam na casa naquele momento e se algo perturbador acontecia durante o dia. Você também pode colocar seu cobertor ou brinquedo de pelúcia favorito ao lado dele quando ele dorme. Ele funciona para confortar os humanos, então vale a pena tentar.