Os Periquitos Mudam De Cor Da Doença Ou É Natural?

Autor: | Ultima Atualização:

A cor do seu periquito pode mudar um pouco durante a muda, mas deve permanecer brilhante

Os periquitos são conhecidos por sua plumagem brilhante e bonita; É óbvio quando as cores de um periquito mudam. Ligeiras mudanças de tonalidade ou intensidade são normais e podem acontecer muitas vezes ao longo da vida de uma ave. Mas uma grande mudança para uma cor diferente, ou pequenas mudanças em conjunto com um comportamento incomum, poderia sinalizar um problema.

Jovens

Antes da primeira muda, ou mudança de penas, um jovem periquito tipicamente terá um padrão listrado em a maior parte de sua cabeça e pontos em suas asas. Novas penas emergentes nessas áreas serão principalmente cores sólidas em vez de padronizadas, mudando a aparência do pássaro jovem e deixando para trás apenas um pequeno pedaço de penas listradas na cabeça. Com exceção de algumas variedades de cores que não exibem essas mudanças, é uma parte normal do processo de crescimento de um periquito jovem.

Molting

Alguns periquitos fazem a muda com mais frequência que outros, mas é normal um periquito para mudar de idéia, ou tirar suas penas e substituí-las por novas, uma ou duas vezes por ano. Durante esse processo, manchas de novas penas emergem ao lado de manchas antigas. As novas penas costumam ser mais vivas ou mais vivas do que as velhas penas, que estão prestes a morrer e a cair. A muda ocorre em um padrão uniforme nos periquitos; por exemplo, ambos os lados da cabeça fazem a muda ao mesmo tempo e no mesmo padrão. Se você observar um grupo de penas estranhamente coloridas em apenas um ponto, como em uma asa e não na outra, provavelmente a causa não está mudando.

Ceres

Por volta de um ano de idade, a cere ou rosa narina carnuda banda acima do bico, muda de cor em periquitos. Isso é normal e esperado. Nos periquitos fêmeas, muda para bronzeado, azul pálido, branco ou marrom. Nos machos, ele muda para um azul brilhante e vívido, exceto por algumas variedades de cor nas quais ele muda para roxo brilhante ou permanece rosa. Essa mudança de cor ajuda a identificar facilmente a diferença entre machos e fêmeas maduros. Se a doença em um periquito adulto muda de cor, geralmente é um sinal de doença ou doença

Dano de Pena

Penas danificadas ou sujas podem parecer diferentes da plumagem circundante. Uma pena que é dobrada ou quebrada perto do eixo ou que tenha sido danificada por parasitas geralmente parecerá mais escura do que o resto da plumagem. Um grupo de penas danificadas pode parecer um ponto descolorido no corpo da ave. Danos causados ​​por plumas podem ocorrer devido ao excesso de manuseio por parte dos humanos, excesso de limpeza pelo pássaro e arrastando ou agarrando as barras da gaiola. Também pode ser um resultado de doença ou desnutrição.

Doença e Nutrição

Quando um periquito está doente, outros sinais geralmente acompanham os danos causados ​​pela pena ou descoloração, como uma mudança no apetite, uma aparência inchada ou depressão e letargia. Algumas doenças têm poucos sintomas externos, e algumas aves são boas em esconder sinais de doença. A doença hepática, por exemplo, pode causar a aparição de grupos de penas muito coloridas. Se o seu periquito está mudando de cor e não há nenhuma explicação razoável para isso, como a muda, ou você suspeita que ele pode estar doente, entre em contato com o seu veterinário. Penas podem perder sua cor ou mudar de cor se seu pássaro estiver desnutrido. Discuta a dieta do seu periquito com seu veterinário, especialmente se nenhuma outra causa puder ser encontrada para as penas que mudam de cor.