Os Empregadores Oferecem Um Emprego Na Segunda Entrevista?

Autor: | Ultima Atualização:

Cause uma excelente impressão e você pode sair com uma oferta após a segunda reunião.

Se você demonstrar suas habilidades, qualificações e como você Se encaixam perfeitamente na cultura organizacional de forma espetacular, você pode muito bem obter uma oferta de emprego durante a sua segunda entrevista. Mas para que isso aconteça - especialmente se a empresa com a qual você está entrevistando tiver um processo de contratação intensivo - você precisará estourar a cobertura com as respostas da entrevista e estabelecer um ótimo relacionamento com o gerente de contratação.

Processos Básicos de Entrevista

Os empregadores que são cuidadosos em contratar o candidato certo não apressam o processo de entrevista, porque isso pode resultar em decisões de emprego dispendiosas. Normalmente, o processo básico de entrevista consiste em uma entrevista preliminar por telefone e pelo menos uma entrevista cara-a-cara. Quando a entrevista preliminar por telefone é apenas uma breve - digamos, cinco ou dez minutos - essa conversa pode não contar como uma entrevista. Poderia ser apenas a confirmação de seu interesse contínuo no trabalho e a verificação de que você tem as qualificações básicas.

Segundo foco da entrevista

Entrevistas telefônicas preliminares e a primeira entrevista presencial geralmente incluem perguntas sobre suas habilidades profissionais. Os empregadores geralmente usam o estágio inicial do processo de entrevista para determinar se você realizou um trabalho semelhante ou se possui habilidades transferíveis necessárias para executar as funções do trabalho. Portanto, no final de muitas entrevistas na segunda rodada, tudo que o empregador sabe é que você é capaz de fazer o trabalho. Uma parte importante do processo de contratação é se você é a pessoa certa para o trabalho e se encaixa na cultura do local de trabalho. Quando você termina uma segunda entrevista, o gerente de contratação pode nem ter considerado se você é uma boa opção para a organização. Consequentemente, uma oferta de trabalho seria prematura neste momento.

Processo de Entrevista Executiva

Dependendo do cargo, quanta responsabilidade você terá e se você supervisiona os outros, pode haver outra entrevista cara a cara com um gerente ou diretor de nível superior. Os candidatos entrevistados para cargos de nível executivo podem esperar uma série de entrevistas: perguntas de um painel, um comitê de seleção, um grupo de colegas, membros do conselho e até futuros membros da equipe que se reportarão a você. Fazer uma oferta de trabalho condicional ou mesmo insinuar que um candidato está certo para o trabalho provavelmente não vai acontecer na segunda entrevista para um cargo de alto nível.

Perguntas do Candidato

A menos que o recrutador ou gerente de contratação faça uma ponto para descrever o processo de contratação da empresa, você deve fazer perguntas sobre quem toma a decisão de contratação e quando. Fazer perguntas sobre o processo de contratação, obviamente, mostra que você está interessado no trabalho, mas satisfaz sua curiosidade sobre como proceder com sua busca de emprego. Por exemplo, você poderia perguntar: "Quando você prevê uma decisão? Quantas entrevistas você realiza antes da reunião final?"

Oferta condicional de trabalho

Mesmo que você receba uma oferta de trabalho após a segunda entrevista, é é provável que seja uma oferta de trabalho condicional - não uma oferta final de emprego por escrito. A primeira vez que você souber que a empresa deseja contratá-lo, estará sujeito a passar com sucesso a verificação de antecedentes e a triagem de medicamentos. Suas credenciais e licenças também precisam ser verificadas antes de você receber uma oferta final.