Do Dogs & Cats Have Souls?

Autor: | Ultima Atualização:

Existe alguma dúvida de que seu cão realmente ama você?

A resposta é: nós não sabemos. A resposta longa é que cientistas, estudiosos religiosos e proprietários de animais de estimação têm opiniões sobre o assunto. Como ninguém provou que as almas realmente existem, tudo se resume ao que você acredita - e quanto você pode confiar naqueles olhos doces e amorosos.

O que é uma Alma?

Se os animais têm alma ou não, pode depender na sua interpretação do que é uma alma. Se você está se referindo à capacidade de amar e experimentar outras emoções, muitos especialistas acreditam que os animais de estimação são capazes disso. Até mesmo Darwin, em seu livro "The Descent of Man", disse que os animais são capazes de sentir "prazer e dor, felicidade e miséria". Já que a alma é geralmente identificada como o lugar onde seus sentimentos se originam e residem, isso significaria que os animais têm uma alma.

O que os especialistas dizem

Pesquisas mostram que alguns animais têm um senso de moralidade, o que certamente indica a presença de uma alma. Dr. Marc Bekoff - co-fundador, com Jane Goodall, de etólogos para o Tratamento Ético dos Animais - acredita que os animais têm um senso de inteligência moral, o que significa que eles demonstram simpatia por animais mais fracos em seu grupo, expressam amor pelos membros da família e experimenta a tristeza e o luto quando um ente querido morre

O que a religião diz

Diferentes religiões têm idéias diferentes sobre o que é a alma e se os animais têm uma. Tomemos, por exemplo, o cristianismo. Em 1990, o papa João Paulo II afirmou que os animais, assim como os humanos, têm uma alma dada por Deus. O budismo, por outro lado, não acredita no conceito de almas. Então os animais, assim como os humanos, não têm um. O que ambos têm é uma forma de consciência - maior ou menor, dependendo de suas ações em uma vida anterior, que determinam quem você é, humano ou animal, na vida atual.

A evidência - ou a falta dela

Em seu livro, "Justiça Selvagem: A Vida Moral dos Animais", Berkoff diz que passou incontáveis ​​horas pesquisando o comportamento dos animais, especialmente cães, para entender seu código de ética e sistema moral. Sua opinião, depois de muita pesquisa, é que os animais têm o mesmo sistema moral e vida emocional do que os humanos. Eles podem entender o certo e o errado, eles têm expectativas e trabalham em direção aos objetivos tanto quanto os humanos - mesmo que esses objetivos sejam muito diferentes. E enquanto Berkoff concorda que não há prova definitiva de que nossos animais têm almas, ele acha que eles deveriam pelo menos receber o benefício da dúvida.