Diferentes Tipos De Música Afetam O Comportamento De Um Cachorro?

Autor: | Ultima Atualização:

"Você acha que poderia tocar um pouco de Mozart nessa coisa?"

A música pode afetar facilmente o seu humor. Ouvir o seu hino de rock favorito deixa-o excitado durante o dia e uma melodia suave pode ajudá-lo a relaxar. O som também é importante para a comunicação canina, e diferentes tipos de música podem afetar o comportamento de Max.

Significância do som

Quer se trate de latido, latido ou uivo, o filhote usa o som para se comunicar. Quando um cachorro começa a uivar, você provavelmente ouvirá um coro de uivos de todos os cães da vizinhança. Isso porque o uivo é uma das maneiras pelas quais os cães podem “conversar” uns com os outros. Seu cão pode distinguir um cachorro de outro pelo tom de seu uivo, mesmo que isso soe como um pandemônio para você. Os cães podem diferenciar as notas e podem ouvir em um registro muito mais alto do que você pode. Eles usam sua poderosa audição não apenas para se comunicar com outros caninos, mas para ouvir os sons que suas presas fazem quando caçam.

Diferentes músicas

Como o som é tão importante para um cão, sua música pode afetar o humor dele da mesma forma que isso afeta você. Deborah Wells, psicóloga da Universidade de Queens, tocava diferentes tipos de música para cães em um abrigo de animais. Quando ela tocava música clássica, como Beethoven ou Vivaldi, tinha um efeito calmante e relaxava os cães. Alto e pesado metal pesado como o Metallica irritou os cachorros, deixando-os ansiosos e agitados. Quando Wells tocou Top 40, os cães não agiram de forma diferente. A música nos extremos do espectro, calmante ou agressiva, afetará o comportamento do seu cão, mas os sucessos pop do meio da estrada não mudarão seu humor.

Efeito Uivante

Às vezes, cães ouvindo música começar a uivar. Embora pareça que Max está tentando se harmonizar, ele está uivando porque a música o lembra dessa forma de comunicação canina. Canções que têm instrumentos de sopro, como uma flauta ou clarinete, são as mais prováveis ​​de provocar um uivo do seu canino. Uma nota longa em um violino ou até mesmo um canto humano pode inspirar um lamento. Não é apenas música alta que pode fazer um cachorro uivar, mas sons agudos como sirenes também são conhecidos por terem um efeito similar.

Musicoterapia

Susan Wagner, uma neurologista veterinária, desenvolveu terapia de som para cães, estudando o afeto que a música calma tinha no ritmo cardíaco e na atividade cerebral de um cão. Wagner descobriu que a música clássica canalizada para os filhotes pode acalmá-los em situações estressantes. Está sendo usado por alguns veterinários para evitar que os cães fiquem ansiosos no ambiente de alto estresse do consultório do veterinário. Você pode empregar a mesma teoria para seus cães. Se uma tempestade barulhenta ou simplesmente ficar longe de casa faz com que seu amigo se estresse, jogue um pouco de Bach ou Beethoven para aliviar seus nervos. Manter o nível de ruído em sua casa no mínimo, como desligar a TV, evitará que seu cão fique ansioso.