Os Gatos Têm Cotovelos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos têm cotovelos, mas não estão onde você pensa que estão.

Conversacionalmente, as pessoas dizem que os gatos têm quatro pernas. Isso significa que eles têm quatro joelhos e zero cotovelos, certo? Mas eles usam as pernas da frente como braços, então talvez eles tenham dois joelhos e dois cotovelos? A resposta não é simples. Primeiro você tem que aprender alguma anatomia de gato

Senso Comum

Gatos andam por aí movendo os membros dianteiros e posteriores, então é natural supor que eles têm quatro patas. Dê uma olhada mais de perto, e você verá o par frontal desmoronar para frente, muito parecido com os braços, enquanto as pernas traseiras colapsam para trás, muito parecido com as pernas. Dada essa revelação - mais sua propensão a pata, garra e agarrar as coisas como se suas patas dianteiras fossem mãos -, faz sentido referir-se às pernas dianteiras como braços e pernas traseiras como pernas. Porém, há um problema: você está olhando para a parte errada das pernas.

Cotovelos e Joelhos

Existem duas articulações primárias dos membros: juntas articuladas e juntas condilares. Sem ficar muito técnico, cotovelos e tornozelos humanos são articulações articuladas; joelhos humanos são articulações condilares. É semelhante em gatos, mas os locais são diferentes. Os joelhos e cotovelos humanos são ambos do meio do membro; para os gatos eles são muito mais altos, mais próximos dos ombros e dos quadris. Aqui está o conto: gatos têm joelhos nas patas traseiras e cotovelos nas pernas dianteiras, então eles têm dois joelhos e dois cotovelos. Se você está argumentando do ponto de vista funcional, no entanto, você pode argumentar que eles têm articulações do tipo joelho e cotovelo em cada perna, o que faz com que quatro joelhos e quatro cotovelos

Voltar Pernas e Pernas Frontais

Parece que você as patas traseiras do gato dobram a direção oposta à sua, mas esse não é o caso. O que parecem as patas traseiras mais baixas do seu gato são, na verdade, a parte superior dos pés dele. E o mesmo acontece com as patas da frente - essencialmente, o gato anda perpetuamente na ponta dos pés. Uma rápida olhada em um esqueleto de gato em um livro de anatomia confirma isso com bastante facilidade. Também mostra que os gatos têm patelas ou rótulas nas patas traseiras, mas não nas patas dianteiras. Isso faz com que dois joelhos e dois cotovelos por gato.

Simetria e Função

Com uma compreensão mais ampla da anatomia do gato, você confirmou que seu gato tem dois joelhos e dois cotovelos. Faz sentido, certo? Aguente. A Oricom Technologies - uma desenvolvedora de robótica baseada no Colorado - argumenta que as pernas do seu gato exibem uma geometria complexa na qual cada perna de cada lado do corpo do gato imita suas contrapartes. Como tal, o pulso nas patas dianteiras do seu gato se dobra de forma semelhante aos joelhos nas pernas traseiras. Da mesma forma, as articulações em forma de pulso em suas patas traseiras se dobram como os cotovelos das pernas dianteiras. Os gatos usam cada perna como se tivesse um joelho e um cotovelo, então você pode argumentar que eles têm quatro joelhos e quatro cotovelos. Não é uma abordagem tradicional da anatomia, mas é funcionalmente verdadeira.