Os Gatos Têm Percepção De Profundidade?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos têm uma visão binocular que provavelmente lhes permite uma excelente percepção de profundidade a distâncias próximas.

Você já se perguntou o que seu felino felino vê quando se atira em insetos ou flancos? o peitoril da janela? A maioria dos gatos tem boa visão - melhor que os humanos, em muitos aspectos. Seus olhos binoculares proporcionam excelente percepção de profundidade em curtas distâncias. Sua visão de longa distância e periférica é mais pobre, porém

Caçadores, Nascidos e Criados

A maioria dos gatos - ou seja, a maioria dos membros da família Felidae - são habilidosos caçadores, cujos sentidos excepcionais de olfato, audição e visão ajude-os a prosperar em todos os continentes, exceto na Austrália e na Antártida. Os gatos são excelentes alpinistas que, ao contrário dos cães, preferem emboscar suas presas. Como carnívoros obrigados, eles têm que comer carne para sobreviver, mas eles matam mais presas do que podem comer se tiverem a oportunidade. Gatos domésticos e selvagens (Felis catus) compartilham todas essas características. Eles são onipresentes em todo o mundo e fazem especialmente bem nas cidades. É isso mesmo, aquela gata se aquecendo nos raios de sol perto da sua mesa é um assassino urbano com uma visão matadora.

Meu, que olhos grandes você tem

Gatos vêem luz ultravioleta e outras luzes que são invisíveis para humanos; eles abrem suas pupilas de fenda vertical como discos para atrair pouca luz ao amanhecer e ao anoitecer; e eles têm uma camada especial de células em seus olhos chamada tapetum lucidum que se acende quase na escuridão. Os gatos têm uma excelente visão, e isso é o mínimo. Há algumas capturas, no entanto. Há muito tempo pensado para ser daltônico, os gatos têm pouca visão de cores, mas podem discernir entre várias cores (mas provavelmente não 50 tons de cinza). Os olhos de gato são delicados e pequenos ferimentos podem cegá-los. Suas terceiras pálpebras parcialmente translúcidas protegem os olhos durante as lutas e em terrenos difíceis. Os gatos são tão cegos quanto os humanos na escuridão total também. Toda essa coisa de ver no escuro é um exagero. Seu gato tem córneas, pupilas, íris, lentes, retina e nervos ópticos, assim como você. Seus olhos são provavelmente seis vezes mais sensíveis à luz do que os seus, no entanto, os olhos dos gatos estão na frente de sua cabeça e, assim, duplicam as imagens. Essas imagens sobrepostas causam percepção de profundidade. Gatos saudáveis ​​vêem 100 graus para cada lado do centro, cerca de 45 graus dos quais se sobrepõem em ambas as direções. Sua visão mais aguda é de 2 a 3 metros de seus rostos, e eles vêem coisas que passam por sua visão melhor do que as coisas que vêm diretamente para eles ou para eles. A percepção visual profunda dos gatos funciona de forma semelhante aos humanos a distâncias próximas, talvez até melhor. A visão de longa distância e periférica não são seus trajes fortes, no entanto. Muitos animais presas têm visão monocular. Seus olhos estão nos lados da cabeça, permitindo que eles se mantenham em uma área maior, mas sem senso de profundidade. Os gatos, juntamente com a maioria dos predadores, sacrificam a largura do campo pela profundidade e melhor detectam o movimento e avaliam as distâncias.

Olhos bem fechados

A doença ocular e a perda de visão são comuns no mundo dos gatos, particularmente entre gatos de meia-idade e idosos. A conjuntivite, uma inflamação dos tecidos das pálpebras e do globo ocular, é o problema ocular mais frequente nos gatos, de acordo com uma cartilha da Cornell Feline Health Center. Se tratado precocemente - o sintoma primário é olhos lacrimejantes e inchaço dos tecidos oculares - é facilmente curado. Cataratas, glaucoma, atrofia progressiva da retina e tumores podem causar danos permanentes e irreversíveis. Infecções bacterianas e fúngicas, vírus da imunodeficiência felina, vírus da leucemia felina, vírus peritonite infecciosa felina, herpesvírus felino, toxoplasma e cryptococcus também podem prejudicar os olhos do seu gato, levando gradualmente à cegueira. Se parece que seu gato está tendo problemas para ver, é hora de chamar um veterinário.