Os Gatos Adquirem Tumores Gordurosos

Autor: | Ultima Atualização:

Embora os gatos possam ter tumores gordurosos, eles são muito mais comuns em cães.

Passar os dedos sobre um caroço estranho sob a pele do gato é uma experiência assustadora. Você pode esperar o pior, mas é possível que o crescimento seja apenas um tumor de gordura benigno. Seu veterinário pode dizer se o crescimento é prejudicial ou não, então leve o gatinho para um diagnóstico.

Lipomas

Lipoma é o termo médico que descreve os tumores gordurosos comuns. Este tipo de tumor é benigno, por isso não há risco de câncer envolvido. O tumor é apenas um aglomerado anormal de células adiposas. Os lipomas geralmente aparecem como nódulos macios diretamente abaixo da pele do seu gato. Eles têm uma forma redonda solta e se movem como uma única massa quando tocados. A maioria destes tumores gordurosos aparece diretamente abaixo da pele, então eles são fáceis de detectar enquanto você prepara ou acaricia seu animal de estimação. Embora os tumores gordurosos não sejam cancerígenos, eles podem representar um risco para a saúde se forem grande ou localizado perto de órgãos vitais, de acordo com o Colégio Regional de Medicina Veterinária Virgínia-Maryland. Tumores perto da medula espinhal ou do esôfago podem pressionar os nervos sensíveis. Os lipomas às vezes se desenvolvem no tecido muscular ou perto de órgãos internos vitais, embora sejam raros em comparação com tumores superficiais. Este tipo de tumor é chamado de lipoma infiltrativo, porque pode aparecer entre diferentes camadas de tecido.

Diagnóstico

Você deve levar seu gato ao veterinário se encontrar algum caroço estranho sob sua pele. Não há motivo para pânico, mas é importante identificar o tumor em potencial como benigno ou canceroso o mais rápido possível. Seu veterinário irá retirar as células do tumor com uma agulha ou remover uma lasca da massa cirurgicamente para que ele possa examiná-la com um microscópio. Como os lipomas são simplesmente um supercrescimento de células adiposas, basta uma simples análise microscópica para determinar se o tumor é um lipoma ou outra coisa.

O tratamento

Lipomas nem sempre requerem tratamento. Na verdade, seu veterinário pode recomendar que você não solicite uma cirurgia, pois o procedimento apresentaria riscos desnecessários à saúde do seu animal de estimação. No entanto, pode ser necessário remover o tumor se ele estiver exercendo pressão sobre áreas vitais do corpo do seu gato ou se ele romper a pele e causar infecção. Cirurgia simples para cortar o nódulo é o procedimento padrão de tratamento. Seu veterinário pode simplesmente reduzir o tamanho do tumor, em vez de removê-lo completamente. Ele também pode prescrever antibióticos para tratar a infecção se o tumor romper a pele antes da cirurgia, de acordo com VCA Animal Hospitals.