Os Gatos Ficam Envergonhados?

Autor: | Ultima Atualização:

As emoções dos gatos podem ser sutis e difíceis de ler.

Emoções animais são difíceis de entender. Gatos são criaturas notoriamente alheias. Atribuir a emoção humana aos nossos animais de estimação pode ser um esforço equivocado, mas ignorar os sentimentos deles pode ser um desserviço. É uma boa ideia ficar de olho em emoções fortes como medo, raiva ou melancolia, pois podem ser sinais valiosos sobre o bem-estar de seu gato. Quanto a emoções mais sutis, como embaraço, a maioria dos especialistas concorda que os gatos podem sentir alguma sombra de humilhação.

Emoções dos gatos diferem

A maioria dos especialistas em comportamento animal concorda que os gatos sentem uma série de emoções. A dificuldade vem em determinar a natureza e o alcance dessas emoções. Em um artigo para a CatChannel.com, a Dra. Debra Horowitz confirma que os gatos têm sentimentos, "mas não necessariamente da mesma maneira que pensamos neles". Ela diz que o comportamento do gato tem aspectos emocionais. "Você pode nunca ver um gato corar, mas se ela se esconder depois de uma preparação, você pode inferir com segurança que suas ações são motivadas por sentimentos, não apenas por instintos de sobrevivência.

Você pode dizer de algumas maneiras se seu gato está sentindo algo embaraçoso, em sua linguagem corporal. Gatos cujos ouvidos estão chatos contra a cabeça podem estar sinalizando raiva ou frustração, assim como gatos que estão se mexendo ou sacudindo as pontas do gato. As orelhas que se torcem podem sinalizar ansiedade, e um rabo entre as pernas comunica submissão.Qualquer dessas ações pode estar expressando os sentimentos do seu gato, e no contexto, o potencial embaraço.

Mantendo o seu gato feliz

Se o seu gato exibe comportamentos ou posturas que sinalizam emoções desagradáveis, você pode fazer algumas coisas para deixá-la mais confortável Evite brincar com seu gato de uma maneira que possa afligi-la, como vesti-la em roupas desconfortáveis, enganá-la ou provocá-la sua própria diversão. Gatos não vão entender brincadeiras, o que pode diminuir o nível de conforto do seu gato. Gatos não gostam de mudar, então um movimento ou até mesmo rearranjar os móveis pode deixá-la desconfortável, não muito embaraçada. Dê-lhe tempo para ajustar-se e introduza as mudanças o mais gradualmente possível.

Leve o seu gato a sério

Se você acha que seu gato está envergonhado ou não, se acha que está agitado, sendo agressivo ou se afastando do jogo e da comida, açao. Problemas comportamentais leves, como esconder, podem estar relacionados ao ambiente do gato, especialmente mudanças. Se o seu gato está agindo fora do comum por um longo período de tempo, recusando alimentos, não usando sua caixa de areia ou cometendo outros atos problemáticos, não hesite em entrar em contato com seu veterinário. Um problema de saúde mais grave pode estar por trás de seu humor.