Gatos Obtêm Alzheimer?

Autor: | Ultima Atualização:

Ficar velho não é para maricas.

Embora gatos mais velhos não tenham a doença de Alzheimer, eles podem sofrer de demência felina, também conhecida como felina. disfunção cognitiva. Uma vez que Kitty se torna um cidadão idoso, após os 11 anos, observe mudanças comportamentais que possam indicar demência. Seu veterinário pode fazer um diagnóstico definitivo

Prevalência

Assim como nas pessoas, a velhice em felinos nem sempre significa demência. Segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Ohio State University, aproximadamente 28% dos gatos entre 11 e 14 anos apresentam alguns sinais de disfunção cognitiva. Em gatos com 15 anos ou mais, chega a 50%. No entanto, algumas condições médicas ou problemas comportamentais não relacionados à demência podem imitar a disfunção cognitiva, portanto seu veterinário deve excluir essas possibilidades de antemão.

Sintomas

Você percebeu que Kitty estava agindo de forma estranha. Ele parece desorientado, e talvez ele esteja miando muito sem nenhuma razão em particular. Ele está tendo acidentes fora da caixa de areia, mas às vezes ele parece "ir" onde quer que esteja. Em vez de dormir a maior parte da noite, ele está vagando pela casa, muitas vezes miando. A personalidade de um gatinho outrora doce poderia tornar-se mais agressiva ou mal-humorada. Ele pode não parecer reconhecer você ou outros membros da família ou animais de estimação

Diagnóstico

Para que seu veterinário diagnostique Kitty, ela precisará realizar um exame completo. Isso inclui exames de sangue, raios-X, testes de nível de hormônio e exame de urina. A boa notícia é que seu veterinário pode descobrir que uma condição tratável, como hipertireoidismo ou diabetes, está causando os sintomas de Kitty. Alguns de seus sintomas podem ser resultado de perda de audição ou visão. Mesmo se você descobrir que ele tem uma condição intratável, pelo menos você saberá com o que está lidando.

Tratamento

Se a Kitty tiver demência, você pode fazer algumas coisas para tornar a vida mais fácil para ele. Não faça muitas mudanças na casa, seja no ambiente ou na rotina dele. Passe algum tempo brincando com ele ou tentando fazer com que ele se exercite. Seu veterinário pode prescrever medicamentos como a selegilina, que ajuda no combate à disfunção cognitiva. Certos suplementos, como as cápsulas de vitamina E, também podem ajudar, assim como os medicamentos anti-ansiedade prescritos. Informe o seu veterinário sobre quaisquer suplementos vendidos sem receita que você está dando a Kitty.