Os Gatos Se Apaixonam Por Seus Donos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos se apegam emocionalmente a seus donos.

Muitas pessoas reconhecem esse sentimento de se apaixonar. Se Kitty olha para você com adoração, com seus grandes olhos dourados, pinheiros quando você está distante, então cumprimenta você com uma sinfonia de rúpias operísticas quando você volta, você pode se perguntar se ela foi atingida pelo bug do amor.

Conceitos Culturais

O escritor CS Lewis disse que o amor romântico foi inventado pelos trovadores franceses nos séculos XII e XIII - cantando poetas que celebravam a devoção inquestionável ao amado. Lewis acreditava que os trovadores influenciavam nossas percepções contemporâneas do amor romântico, e defendia que esse tipo de amor, com o qual se apaixona, é um conceito cultural. Como só as pessoas são influenciadas por idéias culturais, é natural que Tinker não se importe com trovadores apaixonados - sua principal prioridade é que o jantar seja pontual.

Distinções Românticas

Há uma linha boa, mas fixa, entre a noção romântica de caindo loucamente apaixonado e calmo, amor são compartilhado entre familiares próximos, incluindo, naturalmente, seu gatinho. A antropóloga Helen Fisher, no entanto, nota semelhanças entre o amor romântico nas pessoas e a ligação emocional entre os mamíferos. Fisher acredita que o amor romântico é uma forma superior do afeto entre pássaros e mamíferos. "Em humanos, a forma desenvolvida de atração animal é conhecida como amor romântico, amor obsessivo, amor apaixonado ou estar apaixonado", escreve Fisher. De acordo com Fisher, pássaros e mamíferos expressam apego através de aliciamento, ansiedade de separação e proximidade mútua. Felinos, como você sabe, demonstram o mesmo tipo de afeição pelas pessoas. Portanto, é provavelmente seguro dizer que, enquanto seu animal de estimação te ama e está ligado a você, ela não está apaixonada por você

Felinos para as bochechas

Felinos têm seus próprios meios únicos de expressar afeição. O rosto esfregar, por exemplo, é um grande gesto romântico em termos felinos. Seu animal de estimação tem glândulas de cheiro em sua bochecha e quando ele acaricia seu rosto com o dele, ele está lhe dizendo que você pertence a ele e é uma parte querida de sua família. O beijo felino, concedido através de um piscar de lazer, é a maneira de Tinker dizer que ele ama e aprecia você. As pessoas muitas vezes expressam seu amor por seus gatinhos de uma forma romântica mais tradicionalmente humana. O famoso poema de Christopher Smart, "Porque eu vou considerar meu gato Jeoffry", é uma carta de amor para seu amado animal de estimação. O amor entre você e seu animal de estimação é o melhor tipo de amor, porque dura para sempre. É o amor incondicional que Shakespeare celebra no Soneto 116, quando ele diz que "o amor não é o idiota do tempo". Seu gatinho não se importará com a sua meia-idade porque quanto mais há de você para abraçar, melhor, tanto quanto ele está preocupado. A melhor palavra para descrever isso é “ágape”, que é derivado da palavra grega para amor e significa amor incondicional e altruísta. Como o autor James L. McClinton observa, o amor de nossos animais de estimação é um exemplo perfeito de amor ágape porque eles “não se importam se tocamos piano ou são atraentes o suficiente para conseguir um contrato de cinema.”