Os Gatos Fazem Algo Que Te Faz Amá-Los?

Autor: | Ultima Atualização:

Acariciar um gato libera oxitocina, conhecida como "substância química do carinho" ou "hormônio do amor".

Nossos animais de estimação não emitem spray de amor mágico que nos faz querer alimentá-los, comprá-los brinquedos e limpar suas caixas de areia. No entanto, acariciar um gato causa uma liberação de ocitocina em humanos e em nossos companheiros animais, que é freqüentemente chamada de "hormônio do amor".

O que é oxitocina?

A oxitocina é um hormônio mamífero produzido no hipotálamo. Este peptídeo nove amino é então liberado na corrente sanguínea através da glândula pituitária. Em seguida, liga-se aos receptores de ocitocina no cérebro e na medula espinhal. Esta substância química é muitas vezes referida como o "hormônio do amor" porque os níveis de oxitocina aumentam significativamente em resposta ao beijo, ao toque e à amamentação.

Ocitocina e Maternidade

A ocitocina é responsável pelos mecanismos físicos envolvidos no nascimento dos mamíferos. Estimula a contração do músculo liso uterino, facilitando o trabalho de parto. Também estimula a descida do leite, permitindo que o leite seja ejetado pelos mamilos. Às vezes, o hormônio é administrado em forma sintética, como a pitocina, para aliviar o trabalho de parto e aumentar a lactação.

Efeitos emocionais e benefícios à saúde

Desde a década de 1990, cientistas examinam os efeitos da ocitocina além dos seios e do útero. Eles descobriram, por exemplo, que o hormônio é responsável não apenas pela fisiologia da maternagem, mas também pelo vínculo mãe-bebê. Eles também estudaram seus efeitos nas emoções humanas, bem como os benefícios positivos para a saúde que oferece. Os cientistas acreditam agora que os níveis mais elevados de oxitocina estão relacionados ao aumento da confiança e da generosidade. A ocitocina também pode melhorar a capacidade de sentir empatia pelos outros. A oxitocina é um dos hormônios que ajuda a criar um vínculo romântico entre duas pessoas. Também pode ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse no corpo. O hormônio também tem propriedades antiinflamatórias e níveis mais altos de oxitocina na corrente sangüínea podem ajudar a reduzir a dor.

Ligação química humano-animal

Toque, incluindo toque sexual entre dois parceiros, uma mãe amamentando seu bebê, bem como um humano acariciando seu gato, causa fortes níveis de liberação de ocitocina. Meg Daley Olmert escreve em seu livro "Feitas para os Outros: A Biologia da Ligação Homem-Animal", que o nível ideal de contato entre os animais de estimação e suas pessoas é uma taxa de 40 golpes por minuto. Embora o toque forneça um forte estímulo para a liberação desse hormônio, ele não depende apenas desse sentido. Olmert cita um estudo japonês que mostrou que mesmo o contato visual entre as pessoas e seus animais de estimação ajudou a elevar os níveis de ocitocina. O autor, que participou de uma equipe de pesquisa da Universidade de Maryland que estuda a neurobiologia da ligação social, refere-se à ocitocina como "uma molécula domada" que "inibe a luta / fuga", permitindo que nos relacionemos não apenas com outros humanos, mas com membros de outras espécies.