Os Pastores Australianos Têm Uma Tendência Para Convulsões?

Autor: | Ultima Atualização:

Convulsões podem ser causadas por hipoglicemia, particularmente em cães diabéticos.

Não se deixe enganar pelo nome - o pastor australiano é uma raça originária do oeste dos Estados Unidos. Durante a era da Corrida do Ouro, esses cães de trabalho foram usados ​​para rebanho de gado. A raça tem uma suscetibilidade ligeiramente maior a convulsões do que o cão médio.

Sintomas de convulsão

As convulsões em pastores australianos são amplamente semelhantes àquelas experimentadas por pessoas. Uma convulsão ocorre quando o cérebro sofre um tipo de tempestade elétrica, causando sintomas que variam de perda de consciência a alucinações sensoriais. Em uma crise convulsiva, também conhecida como convulsão tônico-clônica, um cão se torna rígido, perde a consciência e se abala ou convulsiona incontrolavelmente. A incontinência urinária ou intestinal geralmente ocorre durante esse tipo de convulsão. O pequeno mal ou as crises parciais podem incluir alguns dos sintomas de uma convulsão tônico-clônica, mas o cão não necessariamente cairá ou perderá a consciência.

Resposta de convulsão

Pode ser assustador ver seu pastor australiano tendo uma convulsão; você pode ajudar seu animal de estimação, mantendo a calma. Solicite assistência veterinária se o seu cão nunca teve uma convulsão antes ou para qualquer convulsão subseqüente com duração superior a cinco minutos sem que a consciência tenha sido recuperada. Não tente mover seu cão, a menos que ela esteja em uma área perigosa - ao lado de uma piscina ou de uma fogueira, por exemplo. Coloque cobertores ou almofadas nas costas do seu cão e sob ou perto da cabeça. Não coloque nada dentro ou perto da boca de um cão durante uma convulsão. Remova outros animais de estimação da área e desligue a música alta, a televisão ou as luzes brilhantes. Dê ao seu Aussie um espaço tranquilo e seguro para recuperar por algumas horas após a crise, pois ela provavelmente ficará muito cansada.

Pastores australianos e epilepsia

Como uma raça, os pastores australianos têm alguma tendência para convulsões e epilepsia. As convulsões podem ser causadas por vários fatores médicos ou externos, como um tumor cerebral, hipoglicemia, diabetes canino mal controlado, desidratação grave, superaquecimento ou estresse. Se o seu cão tiver convulsões recorrentes sem nenhuma dessas causas aparentes, é provável que seu veterinário diagnostique a epilepsia. Os pastores australianos podem experimentar a epilepsia hereditária, que ocorre nas famílias. Se um dos pais do seu cão foi epiléptico, a chance de o seu cão ter epilepsia é maior.

Prevenção e Tratamento de Convulsões

Se o seu Aussie for diagnosticado com epilepsia, ela provavelmente receberá medicação para controlar ou reduzir as convulsões. Verifique se o seu cão toma medicação prescrita regularmente e nas dosagens corretas. A baixa taxa de açúcar no sangue pode precipitar convulsões, então alimente seu cão regularmente, talvez dividindo os alimentos do dia em várias pequenas refeições e lanches. Permita que seu cão durma o suficiente e tente evitar situações que superestimem ou sobrecarreguem seu Aussie.