Os Gatos Adultos Têm Sistemas Imunológicos Fortes Para Combater Os Vírus

Autor: | Ultima Atualização:

A boa genética e a dieta adequada são partes importantes de um sistema imunológico forte.

Se o sistema imunológico do seu gato está funcionando corretamente, está lutando uma variedade de invasores para mantê-la saudável. Esse sistema complexo identifica substâncias estranhas, como vírus, parasitas e bactérias, e as elimina do corpo. Se o seu sistema imunológico está comprometido, ela está em risco de uma série de doenças.

Sistema Imunológico Inato

O sistema imunológico de Kitty é dividido em duas partes, inata e adaptativa. O sistema imunológico inato é a primeira linha de defesa, projetada para manter intrusos na baía. A pele de Kitty, o ácido do estômago, o muco no sistema respiratório e os produtos químicos na saliva fazem parte desse sistema. Células especiais chamadas monócitos, que consomem qualquer coisa estranha, também fazem parte de seu sistema imunológico inato.

O sistema imunológico adaptativo protege Kitty de invasores estranhos específicos, como vírus ou bactérias particulares. Os sistemas adaptativo e inato trabalham juntos para proteger seu gato. Por exemplo, se Kitty for exposta a um vírus respiratório superior, seu sistema inato tentará impedi-lo de infectá-la. Se não for bem sucedida, seu sistema imunológico adaptativo irá lutar contra o vírus específico que está tentando infectá-la. Se o seu sistema imunológico for eficaz, ela conseguirá combater a infecção sem qualquer assistência sua ou do veterinário. O sistema imune adaptativo também tem memória. Portanto, se a Kitty for exposta ao vírus uma segunda vez, a resposta deve ser mais rápida e mais forte para ajudar a prevenir a doença.

Active Immunity

A Kitty tem dois tipos de imunidade: ativa e passiva. Se ela for vacinada contra o herpesvírus felino, ou se for exposta a ela interagindo com um gato infectado, os antígenos do vírus irão interagir com as células do sistema imunológico. As células B produzem anticorpos para destruir o vírus e as células T são ativadas para ajudar na sua destruição. Se o seu sistema imunológico estiver efetivamente protegendo-a contra o herpesvírus, ela terá imunidade ativa contra ela e seu corpo fabricará anticorpos para protegê-la quando necessário.

Imunidade Passiva

Se Kitty ainda for uma gatinha amamentadora, sua imunidade a o herpesvírus é passivo. Isso significa que qualquer imunidade que ela está recebendo é através de outra pessoa - no caso dela, do leite de sua mãe. Um gato com imunidade passiva não pode reabastecer sua imunidade. Uma vez que esses anticorpos usados ​​para combater organismos causadores de doenças são usados, eles não são substituídos.

Sistema Imunológico Comprometido

Nem todos os gatos adultos têm sistemas imunológicos saudáveis ​​que podem combater vírus, bactérias ou parasitas. Se o sistema de Kitty reage ao antígeno errado, ela tem autoimunidade. Se o sistema imunológico dela reage muito forte, ela é hipersensível. Em alguns casos, o sistema imunológico de um gato não responde de maneira alguma ou a resposta é inadequada; isto é imunossupressão ou imunodeficiência. A genética pode desempenhar um papel importante na determinação de se o sistema imunológico de um gato é forte e saudável. Às vezes, uma infecção viral, como o vírus da imunodeficiência felina, pode causar imunodeficiência. Alguns filhotes recém-nascidos estão em risco de imunodeficiência, especialmente se não receberam leite materno suficiente. Eles correm grande risco de se infectar com uma variedade de doenças. Má nutrição, falta de proteínas e calorias insuficientes também podem suprimir o sistema imunológico

Doenças que afetam o sistema imunológico

Vários vírus podem afetar o sistema imunológico de Kitty. O vírus da panleucopenia felina, também conhecido como cinomose felina, é altamente contagioso e apresenta risco de vida. O FPV ataca as células do sangue e abre o gato para uma ampla variedade de outras doenças. A leucemia felina pode ter um impacto semelhante e pode tornar a Kitty vulnerável à recorrência de infecções anteriormente inativas. O vírus da imunodeficiência felina ataca o sistema imunológico e pode causar anemia, infecções orais, doenças neurológicas e câncer. Alguns gatos parecem saudáveis, apesar de estarem infectados com o vírus, e estão em maior risco de infecções. A anemia mediada por imunidade leva o sistema imunológico de Kitty a destruir os glóbulos vermelhos. Esta condição pode ter várias causas, incluindo dirofilariose, tumores ou antibióticos.

Sistema imunológico saudável da Kitty

A melhor maneira de garantir que a Kitty tenha um sistema imunológico saudável é colocá-la no sucesso e mantê-la longe de situações de risco. Por exemplo, o vírus da imunodeficiência felina tende a ser contatado por meio de mordidas, o que pode acontecer quando gatos ao ar livre brigam. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell, os gatos de interior têm muito menos probabilidade de estarem infectados com FIV. A vacinação pode ser eficaz para minimizar o risco de exposição da Kitty a doenças como a cinomose e a leucemia felina. Uma dieta saudável também ajudará a manter seu sistema imunológico robusto.