Doenças Para Se Preocupar Com Um Gato De Rua

Autor: | Ultima Atualização:

Ele é bonito, mas leve-o a um veterinário antes de levá-lo para casa.

É tentador receber um gato em sua casa se você notar um pendurado por aí. Antes de tomar a decisão de abrir sua casa para um novo gato, ou mesmo de fornecer um pouco de comida em um prato, você pode se perguntar sobre o impacto na saúde de sua decisão.

Vírus da imunodeficiência felina e leucemia felina

FIV, o equivalente felino do HIV e o FeLV são ambos doenças da imunodeficiência: danificam o sistema imunológico do gato infectado, dificultando o combate a doenças. A leucemia felina, embora não seja um câncer em si, é assim chamada porque também aumenta o risco de um gato desenvolver certos tipos de câncer, incluindo a leucemia. Ambas as doenças são fatal, embora os gatos afetados possam permanecer livres de sintomas por algum tempo. Os seres humanos não são afetados por essas doenças, mas obviamente qualquer outro gato que você tiver estará em risco se você trouxer um infectado para dentro da sua casa. É fundamental ter um veterinário dando um novo gato o OK antes de apresentá-lo ao seu pequeno orgulho.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é contagiosa para os humanos, e é uma preocupação especial para mulheres grávidas e com um sistema imunológico comprometido. É uma infecção do parasita Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes de gatos. Para a maioria das pessoas, essa doença não é grande coisa e, na verdade, há uma boa chance de você já ter contraído isso sem saber - muitas pessoas saudáveis ​​não apresentam sintomas. Aqueles que costumam ter dores de cabeça, febre, dor de garganta, dores musculares e aumento dos gânglios linfáticos, embora pessoas com sistema imunológico comprometido possam ter sintomas mais graves. O tratamento geralmente não é necessário, mas quando administrado consiste de antibióticos e antimaláricos. Bartonelose Bartonelose é também conhecida como febre da arranhadura do gato ou doença da arranhadura do gato. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com o termo "febre da arranhadura do gato", como se refere aos seres humanos, os gatos também podem infectar outros felinos com esta doença. Um gato pode infectar outro através de lamber, espirrar, cuspir ou morder, além de coçar. Os sintomas da infecção por bartonelose em gatos incluem febre alta, conjuntivite, pneumonia, nódulos linfáticos inchados e bronquite. Os sintomas da doença em humanos incluem fadiga e febre, semelhante a casos frios ou leves de gripe, dor de cabeça, nódulos linfáticos inchados e desenvolvimento de inchaços semelhantes a espinhas no local do arranhão. Embora o tratamento médico normalmente não seja necessário, pessoas ou gatos com sistema imunológico comprometido podem receber antibióticos.

Micose

Micose é uma infecção fúngica que pode ser transmitida de gato para gato, bem como de um gato infectado para cães e humanos. Os sintomas da micose incluem manchas circulares de perda de cabelo irregular, porque na verdade não é um verme, é um fungo. Não é necessário que o gato tenha contato próximo com os outros para espalhar micose. A doença pode ser transmitida através do contato com pratos de alimentos infectados ou roupas de cama. Os esporos da micose podem permanecer ativos por até um ano, tornando esta uma doença difícil de ser erradicada, uma vez estabelecida.

Raiva

A raiva é uma preocupação comum com animais abandonados devido à quase 100% de taxa de fatalidade. Áreas com grandes populações de animais silvestres ou selvagens são mais propensas a abrigar animais com o vírus da raiva. A raiva é mais frequentemente transmitida pela picada de um animal infectado, mas qualquer exposição à saliva de um animal infectado pode levar à transmissão. Não se aproxime de nenhum animal que pareça hostil ou desorientado, ou esteja agindo estranhamente, mas lembre-se também de que um animal pode ficar raivoso por algum tempo antes de começar a mostrar sintomas - o que significa que qualquer mordida é uma consulta com seu médico. Tudo o que disse, não entre em pânico: com atenção imediata após uma mordida, a raiva é totalmente evitável com apenas alguns tiros no braço.