As Desvantagens Da Departamentalização No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Organizar uma empresa por função, produto, cliente ou geografia tem suas desvantagens.

As empresas dividem as operações em departamentos, cada uma das quais é responsável pelo cumprimento de tarefas específicas. . Ao agrupar funcionários e funções relacionadas em departamentos, a empresa atinge com mais eficiência alguns objetivos operacionais. No entanto, a organização por função, produto, cliente ou geografia também tem suas desvantagens.

Desvantagens da departamentalização funcional

A departamentalização funcional organiza uma empresa de acordo com as funções comerciais que os funcionários desempenham, como vendas, produção e finanças. P. Montana escreve em "Estruturas Organizacionais: Conceitos e Formatos" que a departamentalização funcional cria problemas porque as pessoas às vezes se concentram em funções específicas e não nos negócios em geral. Como resultado, a coordenação interdepartamental pode ser difícil, o que pode complicar os processos de tomada de decisão. Igualmente importante, o desenvolvimento do funcionário pode ser limitado ao trabalho de um departamento funcional, resultando em gerentes com experiência e conhecimentos limitados, o que pode afetar negativamente a satisfação do cliente.

Desvantagens da departamentalização do produto

A departamentalização do produto organiza o trabalho e os funcionários produtos ou serviços que a empresa produz. Por exemplo, um fabricante de automóveis pode organizar em torno das marcas em sua linha de produtos, enquanto um fabricante de roupas pode organizar em torno de roupas femininas, roupas masculinas e roupas infantis. Montana afirma que a departamentalização do produto pode resultar em duplicação de esforços e recursos redundantes e subutilizados, os quais afetam negativamente o desempenho da empresa. Além disso, Ellen Auster escreve em "Mudança Organizacional Estratégica: Construindo Capacidades de Mudança em Sua Organização" que esta estrutura organizacional freqüentemente resulta na troca de informações e coordenação entre linhas de produtos e falta de especialização funcional dos funcionários, o que pode inibir a inovação dentro do produto. linhas.

Desvantagens da departamentalização do cliente

As empresas que implementam a departamentalização do cliente organizam processos de trabalho em torno de categorias de clientes, que possuem requisitos de marketing exclusivos. Por exemplo, os departamentos podem incluir clientes de varejo e atacadistas ou clientes de assistência médica, governamentais e sem fins lucrativos. Como a departamentalização do produto, a departamentalização do cliente leva à duplicação de esforços do departamento e a recursos redundantes e subutilizados, que afetam negativamente o desempenho da empresa. A departamentalização do cliente também resulta em falta de coordenação entre os departamentos, o que pode levar a receitas de departamento otimizadas, mas diminui as receitas da empresa.

Desvantagens da departamentalização geográfica

Uma empresa que estrutura funcionários e processos de acordo com as áreas geográficas pratica a departamentalização geográfica. Austere aponta que as desvantagens da departamentalização geográfica incluem uma duplicação de recursos e serviços humanos, estruturais e de produção, o que afeta negativamente o desempenho operacional de uma empresa. A departamentalização geográfica também pode levar a questões de expatriação e repatriação, como choque cultural e formação de equipe intercultural e custos, e tensões entre a empresa controladora e suas subsidiárias.