As Diferenças Entre A Insuficiência Renal E A Desidratação Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Insuficiência renal faz com que seu felino pague mais visitas à sua caixa de areia.

Assim como gatos e cães, a desidratação e a insuficiência renal em felinos são duas condições que podem compartilhar algumas semelhanças, mas são na maioria diferentes umas das outras. Dos perigos de curto prazo da desidratação às ameaças potencialmente de longo prazo da insuficiência renal, as duas condições têm sintomas, tratamentos e diagnósticos contrastantes.

A Insuficiência Renal e suas Causas

Imagine os rins de um felino saudável: eles são cuidando de seus negócios, filtrando resíduos e ajudando seu corpo a reter certos nutrientes que entram. Se o seu gatinho sofre de insuficiência renal, seus rins não podem funcionar tão eficientemente. Eles não estão filtrando resíduos suficientes e sua urina começa a consistir em mais e mais água do que os produtos residuais de que ela normalmente é composta. A insuficiência renal é um problema sério, com risco de vida, que vem em dois sabores: insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica. A insuficiência renal aguda geralmente ocorre devido a um incidente súbito, como envenenamento, cálculos na bexiga ou mesmo desidratação extrema. Pego rapidamente o suficiente, o problema desagradável pode ser corrigido sem mais problemas. Mas se não for diagnosticada por muito tempo, pode se transformar em insuficiência renal crônica. Insuficiência renal crônica também pode ser causada por condições e medicamentos que normalmente acontecem ou são administrados por um longo período de tempo, como uma infecção prolongada dos rins, hipertensão arterial e uso prolongado de certos antibióticos. Desidratação e suas causas

A desidratação acontece quando o seu gatinho não tem água suficiente em seu corpo. Considerando que a insuficiência renal pode levar à morte ao longo do tempo, a desidratação pode causar sintomas com risco de vida em apenas um dia, se a condição for grave o suficiente. Mas por outro lado, remediar a desidratação, pelo menos temporariamente, é muito mais fácil do que tratar a insuficiência renal, uma vez que normalmente requer apenas um lugar fresco e ingestão de líquidos. As causas da desidratação variam do simples, como não fornecer água fresca suficiente para o seu gatinho, até o complicado, como insuficiência renal.

Sintomas de desidratação

Seu gatinho parecerá letárgico à medida que a desidratação se instala, preferindo ser um couch potato do que sprints através de seus corredores. Levante os lábios e pressione o dedo suavemente em suas gengivas. Deixe-o lá por alguns segundos e depois remova-o. Se uma cor rosa retorna dentro de um a dois segundos, ela não está desidratada. Se suas gengivas permanecerem pálidas ou brancas depois de remover o dedo, ela estará desidratada. À medida que sua desidratação piora, ela pode ofegar e parecer andar com um andar bêbado, como se estivesse confusa sobre como andar, cair e tropeçar em coisas.

Sintomas de Insuficiência Renal

Se o seu gatinho está sobrecarregado com insuficiência renal seja aguda ou crônica, você notará um punhado de sintomas óbvios que pioram à medida que seus rins se tornam gradualmente menos eficientes. Ela vai começar a beber mais e pode parecer desidratada. Ela vai comer menos, brincar menos e se deitar mais. Ela vai urinar mais e você pode notar que ela tem problemas para eliminar em sua caixa de areia e em vez disso tem acidentes ao redor da casa. Ela também pode chorar de dor quando se aliviar. Sua urina também pode parecer leitosa e turva, e quando a condição começa a atingir os estágios de risco de vida, você provavelmente sentirá cheiro de amônia em sua respiração.

Encerramento

Insuficiência renal e desidratação são duas condições que nenhum gatinho quer ter, mas eles são muito diferentes um do outro. A desidratação é mais fatal no curto prazo, mas quase sempre é significativamente mais fácil de curar. Insuficiência renal aguda pode ser curada, mas a insuficiência renal crônica é algo que vai ficar com o seu gatinho ao longo da vida, mas sempre há boas notícias para combater o mal. Insuficiência renal crônica pode ser tratada e administrada de alguma forma, então não é como se o seu gatinho estivesse desamparado.