A Diferença Entre Fusões Em Dinheiro E Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Uma fusão apresenta uma oportunidade para um acionista receber um prêmio por suas ações.

Quando uma empresa decide se fundir com outra empresa, não é incomum os acionistas receberão um prêmio para converter suas ações na entidade resultante da fusão. Mesmo em uma fusão de iguais, a empresa que iniciar a fusão oferecerá dinheiro ou ações aos acionistas da empresa "adquirida". Um acordo em dinheiro oferece aos acionistas dinheiro por suas ações. Um acordo de ações permite que os acionistas troquem suas ações por novas ações na entidade combinada.

Fusão de caixa

Uma fusão de caixa acontece quando a empresa adquirente compra as ações da empresa-alvo com dinheiro. Pense em uma fusão de dinheiro como acionistas da empresa-alvo que está sendo comprada. Em uma fusão direta de caixa, a empresa adquirente fará uma oferta de compra a um preço aceitável para os acionistas da empresa-alvo, que deve votar para aprovar o negócio. Um exemplo básico é uma empresa oferecendo pagar US $ 25 em dinheiro por cada ação da empresa-alvo atualmente vendida a um preço de mercado de US $ 17. Isso representa um prêmio de US $ 8 ou 47%.

Fusão de ações

É uma prática comum para uma empresa compradora oferecer ações em vez de dinheiro para concluir um acordo de fusão. Um termo importante que você ouvirá sobre uma fusão de ações é a "taxa de conversão". Essa é a proporção que converte as ações da empresa-alvo em ações da empresa combinada. Por exemplo, se você possuía 1.000 ações em uma empresa-alvo que recebeu uma oferta de incorporação de ações com uma conversão de 1.275, você receberia 1.275 ações da empresa incorporada, ou 1.000 vezes 1.275.

Ações Fracionárias

Se o O número de ações que você recebe na entidade resultante da fusão não é um número inteiro, você receberá dinheiro em vez da parcela fracionária. Por exemplo, se a taxa de conversão fornecer 156,25 novas ações, uma fusão de ações presumirá que você recebeu a ação fracionária (nesse caso, 0,25 ação) e a vendeu por dinheiro. Para descobrir a parte em dinheiro, divida sua base de custo nas ações antigas e multiplique o resultado por 0,25. Se sua base de custo na empresa-alvo for de US $ 5.725, divida esse valor por 156,25 para chegar a US $ 36,64. Multiplique esse valor por 0,25 para chegar a US $ 9,16. Você terá 156 ações na entidade incorporada, além de receber $ 9,16 em dinheiro

Considerações sobre caixa

Algumas fusões combinam uma transação de estoque para estoque com uma parte em dinheiro. Por exemplo, uma fusão de ações oferecendo 0,5 ações mais 10 dólares em dinheiro para cada ação que você possui significa que você terá que multiplicar 0,5 e $ 10 pelo número de ações que você possui na empresa-alvo. Se você possuía 400 ações na antiga empresa, você possuirá 200 ações da empresa incorporada e receberá US $ 2.000 em dinheiro, ou US $ 10 multiplicado por 200 ações.

Exemplo de Fusão de Ações e Dinheiro

Se sua base na antiga empresa foi de US $ 6.000 e sua nova base na entidade combinada é de US $ 10.000, o seu ganho é de US $ 4.000. Para fins fiscais, você reporta um ganho de capital de US $ 2.000 pelo dinheiro que recebeu e sua base na nova empresa é de US $ 6.000. Se sua base na antiga empresa era de US $ 9.000, seu ganho é de US $ 1.000. Você relatará um ganho de US $ 1.000 ao IRS, mesmo que tenha recebido US $ 2 mil em dinheiro na transação. Finalmente, se sua base de custo nas ações antigas foi de US $ 11.000, isso significa que você sofreu uma perda na transação. Mesmo que você não possa relatar a perda, os US $ 2.000 recebidos reduzem sua base nas novas ações para US $ 8.000.