Convulsões Diabéticas Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha um cão longe de perigos, como uma lareira, durante uma convulsão.

Ver o seu cão ter uma convulsão pode ser bem assustador, especialmente na primeira vez que acontece. Se a convulsão for causada por complicações do diabetes, a boa notícia é que futuras convulsões podem ser evitadas controlando-se o diabetes do cão.

Porque as convulsões acontecem

Qualquer convulsão - em um cachorro ou em um ser humano - é causada por uma espécie de tempestade elétrica no cérebro. Se um cão tem diabetes, seu corpo não produz a quantidade certa de insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. A insulina é produzida pelo pâncreas e o diabetes pode ser causado por muito ou pouco. Níveis muito baixos de açúcar no sangue podem interromper o funcionamento normal do cérebro, levando a uma crise diabética.

Hipoglicemia e Hiperglicemia

Os problemas relacionados ao diabetes em cães geralmente resultam de um estado de hipoglicemia ou hiperglicemia. Um cão hipoglicêmico tem um nível muito baixo de açúcar no sangue e pode sofrer uma convulsão como resultado. Em cães diabéticos, a hipoglicemia geralmente ocorre quando uma dose de insulina é administrada sem alimento suficiente para o corpo do cão utilizar adequadamente a insulina. O estado diabético oposto, hiperglicemia, ocorre quando os níveis de açúcar no sangue do cão são extremamente altos. Embora a hiperglicemia normalmente não cause convulsões, esse é um estado grave no qual o cão pode ficar deprimido, fraco e anoréxico. A hiperglicemia pode causar a comatose de um cão

Prevenção de convulsões

Se o seu cão for diabético, a prevenção de convulsões envolve principalmente a prevenção de um estado de hipoglicemia. Use insulina que é formulada especificamente para cães - Novolin, Vetsulin e Caninsulin são algumas das formas mais utilizadas de insulina canina. Monitore regularmente a glicose do seu cão para se certificar de que a dose de insulina está correta e ter o efeito desejado. Monitore os padrões de alimentação e exercício do seu cão, se possível com uma programação diária regular. Se a hipoglicemia começa a se manifestar, forneça uma fonte rápida de açúcar para o seu cão. Você pode alimentar o cão com uma solução de glicose, mel de uma mamadeira ou uma quantidade limitada de sorvete de baunilha para aumentar os níveis de açúcar no sangue. Os humanos com diabetes podem usar chocolate para prevenir a hipoglicemia, mas o chocolate é tóxico para os cães. Não alimente chocolate ao seu cão sob nenhuma circunstância

Resposta a convulsões

Se o seu cão tiver uma convulsão diabética, você pode ajudar mantendo-se o mais calmo possível. Convulsões muitas vezes parecem piores ou mais assustadoras do que realmente são. Seu cão pode cair no chão e experimentar convulsões ou movimentos repentinos - normalmente esses sintomas serão resolvidos em aproximadamente 5 minutos. Chame um veterinário se o seu cão estiver preso por mais de cinco minutos sem recuperar a consciência. Enquanto isso, mantenha seu cão seguro, removendo-o de qualquer risco físico imediato, como uma piscina ou fogo aberto. Mova os móveis para longe do seu cão para reduzir o risco de ferimentos causados ​​pelas convulsões convulsivas. Mantenha outros animais longe do seu cão até que a recuperação da convulsão esteja completa. Remova outras fontes de estresse do ambiente do cão - desligue a TV ou qualquer música alta e forneça uma cama suave e silenciosa para o seu cão se recuperar depois que a convulsão for interrompida.