Descrição De Uma Situação Financeira Instável

Autor: | Ultima Atualização:

A agitação social é muitas vezes resultado de condições financeiras instáveis.

A estabilidade financeira baseia-se no equilíbrio entre oferta e procura. O equilíbrio pode acomodar oscilações nos níveis de oferta versus demanda, mas normalmente há um fator de equilíbrio, como preço, que se reequilibra. Se a demanda exceder a oferta de gasolina, o preço da gasolina aumentará, desencorajando algumas pessoas a dirigir seus carros para viagens desnecessárias. Quando os preços da gasolina sobem, os produtores têm incentivo para produzir mais. À medida que mais gasolina entra na oferta, os preços caem e os motoristas se tornam menos cuidadosos com o consumo. O equilíbrio é restaurado

Crise de crédito de 2008

A crise de crédito de 2008 criou situações financeiras instáveis ​​em muitos níveis, porque a instabilidade se espalhou para todos os setores da economia. O equilíbrio entre a demanda por dinheiro e a oferta foi abalado por rigorosas restrições de crédito, que trancaram todas as empresas, com exceção das maiores e mais dignas de crédito. O Conselho da Reserva Federal de Minneapolis conduziu um estudo em 2008 que indicava que as empresas com capacidade de contrair empréstimos aumentavam seus empréstimos e acumulavam dinheiro, quer precisassem ou não. Isso produziu uma escassez de fundos disponíveis para empresas de nível inferior, de modo que a demanda por dinheiro excedeu sua pronta oferta. Quando as pequenas empresas tentavam pedir dinheiro emprestado, não podiam competir com os gigantes corporativos, e muitas delas saíam do negócio ou cortavam funcionários e operações. Essas empresas tinham fornecedores e seus funcionários tinham lugares favoritos para gastar dinheiro - e todos sofreram. Quando o sistema financeiro se tornou instável, ação e reação espalharam a instabilidade ainda mais desestabilizando indústrias fora do setor financeiro.

Instabilidade financeira de negócios

No nível de negócios, o fracasso de Bear Sterns, Lehman Brothers e AIG ocorreu porque eles detinham títulos hipotecários que estavam em default, fazendo com que outros produtos financeiros baseados nesses títulos hipotecários também fossem inadimplentes. Essas instituições financeiras fracassaram porque outras empresas temiam que, se investissem dinheiro nelas, não seriam reembolsadas. De fato, muitas empresas perderam dinheiro como resultado dessas falhas. Os mercados de crédito congelaram porque ficaram extremamente desequilibrados e os credores temerosos aumentaram suas exigências de qualidade de crédito. Os bancos comerciais falharam porque não conseguiram vender seus empréstimos nos mercados de títulos e as empresas não conseguiram financiamento bancário porque os bancos tinham menos dinheiro para emprestar. Empresas como a General Motors falharam, assim como seus fornecedores menores e as empresas que forneceram os fornecedores.

Instabilidade financeira pessoal

As pessoas perderam o emprego ou tiveram suas horas reduzidas e não puderam pagar suas hipotecas. casas foram colocadas à venda e o número de pessoas capazes de comprar casas diminuiu. Isso acontece em qualquer recessão econômica e geralmente é apenas um desequilíbrio temporário entre a oferta de casas e a demanda. Neste caso, foi mais do que um desequilíbrio temporário, porque tinha muitos componentes diferentes - problemas que atingiam os mais altos níveis do sistema financeiro e voltavam para os menores negócios. Foi uma tempestade perfeita. Mais demanda do que a oferta no mercado imobiliário fez com que nos anos anteriores os preços das casas registrassem altas. Isso porque a política monetária do Federal Reserve levou as taxas de juros a níveis baixos, possibilitando que mais pessoas comprassem casas. Os produtos hipotecários foram criados para permitir que mesmo os compradores antes não qualificados comprassem casas e, devido aos altos preços e aos atrativos termos de hipoteca, muitas pessoas compraram casas que não podiam pagar, mesmo em tempos econômicos em expansão. O incumprimento do incumprimento das hipotecas por parte dos proprietários excessivamente sobrecarregados provocou os incumprimentos que levaram grandes empresas de valores mobiliários e companhias de seguros a falhar financeiramente.

Recessão

Quando a recessão atingiu, coisas normais aconteceram. Os negócios diminuíram e as horas extras foram cortadas, resultando em rendimentos em declínio para muitas pessoas que dependiam da renda extra para apoiar seus pagamentos de contas. Essa instabilidade no sistema financeiro era tão grande e generalizada que excedia a capacidade de ajustes normais na oferta e demanda para trazer de volta o equilíbrio.

Instabilidade financeira geopolítica

A situação financeira instável nos Estados Unidos foi espelhada em outros países. A recessão nos EUA resultou em menos importações de países estrangeiros. A crescente indústria de tecnologia da Irlanda fraquejou, assim como a indústria turística da Grécia. Como os empregos foram perdidos nesses países, as pessoas comuns começaram a inadimplir suas contas. Em áreas onde a habitação experimentou um boom semelhante ao dos EUA, os mercados imobiliários entraram em colapso. Os governos que gastaram demais durante o boom econômico corriam o risco de ir à falência como resultado do colapso econômico. A instabilidade financeira se espalhou para a maioria dos lugares ao redor do mundo.