Transtorno Degenerativo Da Coluna Vertebral Em Pastores Alemães

Autor: | Ultima Atualização:

Pergunte ao seu veterinário sobre suplementos para melhorar a saúde da coluna vertebral do cão

Problemas nas costas não são apenas para cães velhos, especialmente quando se trata de pastores alemães. Embora essa raça robusta seja frequentemente vigorosa e juvenil até a idade adulta, ela também é propensa a uma doença degenerativa da coluna. O distúrbio, chamado mielopatia degenerativa (DM), é um problema hereditário reconhecido em pastores alemães de raça pura.

Causas

Provavelmente, o aspecto mais frustrante do DM é quão poucas informações concretas existem sobre ele. Embora a condição seja amplamente reconhecida como um dos principais riscos à saúde da raça, sua causa não é conhecida. Algumas hipóteses surgiram nos últimos anos, incluindo a ideia de um pesquisador da Flórida de que uma desordem auto-imune na raça poderia ser responsável, de acordo com o German Shepherd Rescue of Southeastern Pennsylvania. O DM não é exclusivo dos pastores alemães, embora seja um problema muito mais comum para a raça do que para a maioria dos cães.

Sintomas

Então, que sinais você pode procurar para descobrir se seu pastor tem, ou irá tem essa doença degenerativa da coluna? Estranhamente, o primeiro lugar que você deve olhar é seus pés. Um dos indicadores clínicos iniciais do DM são os dedos enrolados, que fazem com que o cão arraste as unhas enquanto caminha, de acordo com a Michigan Veterinary Specialists. À medida que o distúrbio piora com o tempo, os músculos das pernas de seu cão encolherão e ele terá dificuldade para andar em um ritmo uniforme. Na maioria dos casos, o DM tem um efeito pronunciado apenas nas patas traseiras do seu filhote, então ele ainda será capaz de se movimentar por conta própria.

Diagnóstico

Você deve sempre consultar um veterinário quando seu animal tiver problemas para andar, mesmo se você acredita que o problema é temporário ou menor. Se você possui um pastor alemão, você precisa se preparar para a possibilidade de um diagnóstico de DM em algum momento da vida do seu animal de estimação. Nem todos os pastores têm problemas na coluna, mas é uma doença comum da raça. Embora seu veterinário possa suspeitar de DM após um simples exame físico, ele provavelmente ainda fará alguns testes para descartar outras possíveis causas, já que não há como detectar esse distúrbio diretamente. O teste necessário para identificar o DM pode ser bastante extenso e pode incluir exames de sangue, bem como radiografias e outros exames.

Tratamento

A mielopatia degenerativa é uma condição controlável. Não significa o fim da vida ou felicidade do seu cão por qualquer meio. A má notícia é que atualmente não existe cura. Você pode se sentir impotente diante da condição crônica que está atormentando seu amigo peludo, mas há muitas coisas que você pode fazer para ajudar. Incentive seu cão a se exercitar durante a semana e mantenha os níveis de estresse baixos. Evite colocar o seu cão em circunstâncias desagradáveis ​​ou exigentes, mas também não deixe que ele fique em casa durante todo o dia. Você pode ter que investir em ajudas de mobilidade para o seu cão à medida que a doença progride. Embora existam alguns medicamentos disponíveis para tratar os sintomas da DM, a possibilidade de resultados positivos do tratamento com drogas é questionável, de acordo com a Michigan Veterinary Specialists.