A Definição De Requisitos De Liquidez

Autor: | Ultima Atualização:

Embora não haja requisitos para os investidores terem ativos líquidos em sua carteira, alguns consultores incentivam isso

Liquidez é um termo financeiro que descreve como é fácil sacar de um investimento. Às vezes, os investidores precisam ser capazes de vender seus ativos rapidamente, a fim de reagir às mudanças nas condições de mercado, como a queda do preço das ações ou o aumento das taxas de juros. Diversos ativos podem apresentar problemas de liquidez para os investidores, inclusive títulos e imóveis. Embora não haja exigências legais para os investidores manterem ativos líquidos em sua carteira, alguns consultores exortam os investidores a evitar alguns riscos de liquidez mantendo uma carteira adequadamente balanceada.

Riscos de liquidez

Os investidores enfrentam dois tipos de riscos de liquidez: riscos de liquidez , onde o fluxo de caixa é curto, ou o risco de liquidação, onde há muito poucos compradores para um ativo. De acordo com a Merrill Lynch, os investidores devem preservar alguma liquidez em sua carteira para reagir às oportunidades de investimento em condições de mercado variáveis. Por exemplo, um investidor com muitos de seus ativos vinculados a imóveis e títulos pode não ser capaz de tirar vantagem de um mercado de ações porque ele não tem dinheiro para comprar as ações.

Liquidez em Ações

Ações As principais bolsas de valores estão entre os investimentos mais líquidos, embora os investidores possam ter dificuldade em vender ações em rápido declínio a tempo de evitar perdas sérias, segundo o US News and World Report. As ações de balcão e ações de pequena capitalização (pequenas capitalizações), como ações de um centavo ou "micro-cap", também podem enfrentar problemas de liquidez, de acordo com o SmartMoney. Com algumas ações de pequena capitalização, o risco de liquidez ocorre quando um investidor possui uma quantidade muito grande de ações de pequena capitalização, e simplesmente o ato de tentar vender as ações faz com que o preço caia.

Imóveis

Os imóveis são outro investimento que pode representar riscos de liquidez. Mesmo que uma casa, um prédio ou um terreno tenha um valor alto, pode levar muito tempo para concluir a venda. Investimentos estáveis, como um certificado de depósito ou títulos de 10 anos, também podem ser ativos "ilíquidos", devido à quantidade de tempo que esses veículos de investimento precisam para manter o dinheiro. Investimentos estrangeiros, como moeda ou ações da empresa, também podem apresentar riscos de liquidez, de acordo com a FINRA (Financial Industries Regulatory Authority).

Portfólio

Um portfólio balanceado e alocação de ativos são centrais para evitar riscos de liquidez, segundo FINRA Os investidores devem determinar suas necessidades de fluxo de caixa, incluindo despesas com pessoal e planos futuros de investimento, para estabelecer metas de liquidez e, depois, equilibrar essas metas com os retornos esperados dos investimentos. Quanta liquidez os riscos que um investidor deseja assumir depende de suas necessidades de estratégia e finanças pessoais. Por exemplo, se você planeja enviar seu filho para a faculdade no próximo ano, pode não ser o momento para um investimento imobiliário que prenda o dinheiro que será necessário para matrícula e embarque.