Definição De Insolência No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Insolência no local de trabalho normalmente resulta em disciplina.

Se você está na força de trabalho há vários anos, provavelmente já ouviu um colega fazer um comentário para um supervisor que deixa claro que os dias do funcionário na empresa estão numerados. Praticamente todos os empregadores têm uma política de tolerância zero para insolência no local de trabalho. Se você se manifestar contra o seu chefe de maneira desrespeitosa, quase certamente enfrentará alguma forma de disciplina - incluindo possível demissão.

Definição

A insolência no local de trabalho envolve um funcionário agindo ou falando desrespeitosamente com um superior. No ambiente de trabalho, a insolência geralmente se refere à dinâmica entre um funcionário e um supervisor, e não entre colegas de trabalho. Ações comumente associadas à insolência incluem falar de volta, argumentar agressivamente, falar de maneira desrespeitosa e linguagem corporal como olhar para trás e desviar o olhar. O dicionário "Merriam-Webster" lista audacioso, atrevido e imprudente como sinônimos de insolência.

Disciplina

Os empregadores e departamentos de recursos humanos devem responder rapidamente a incidentes de insolência no local de trabalho para mostrar a outros funcionários que a administração não tolera esse comportamento sugere o departamento de ética do Departamento de Agricultura dos EUA. O site HR Hero descreve quatro etapas típicas de disciplina para problemas no local de trabalho. Estes incluem uma advertência verbal, uma advertência por escrito, suspensão do trabalho e demissão. As duas primeiras etapas são ideais para pequenas infrações, enquanto as duas últimas são apropriadas durante graves casos de insolência.

Considerações

O site HRVoice relata que, como os empregadores não precisam aturar um funcionário insolente, eles podem encerrar o empregado imediatamente com justa causa. O site recomenda que, ao lidar com funcionários insolentes, os profissionais de recursos humanos considerem a situação antes de determinar a disciplina apropriada. Um empregador pode não optar por demitir um funcionário por um único ato de insolência, mas a HRVoice diz que o empregador deve determinar rapidamente se a insolência danificou irremediavelmente o relacionamento entre o empregador e o empregado. Existem vários graus de insolência. Por exemplo, a insolência descarada na frente de um cliente é pior do que uma observação irreverente a portas fechadas. Se o comportamento insolente beirar o assédio, o empregador fornecerá severa disciplina, pois o assédio no local de trabalho é ilegal.

Questões Legais

O escritório de advocacia Carters Professional Corporation lista insolência no local de trabalho como um exemplo de justa causa para rescisão sem aviso prévio. Embora algumas pessoas possam ver a insolência como uma ofensa menor, o escritório de advocacia lista questões tão sérias quanto fraude, assédio e intoxicação como outras causas justas de demissão. Um funcionário pode procurar um escritório de advocacia para registrar uma ação de demissão por negligência ao ser demitido por insolência. Para se proteger, a Carters Professional Corporation adverte que um empregador só deve demitir o empregado insolente quando ele puder provar claramente a má conduta e mostrar que a relação entre as duas partes está irreparavelmente danificada.