Definição De Colaboração No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Colaboração é colocar as cabeças juntas.

"Trabalho em equipe" pode ser quase um sinônimo viável para colaboração, mas não é tão simples assim. O trabalho em equipe envolve trabalhar em conjunto para fazer algo. O esforço poderia ser inteiramente físico, ou a tarefa poderia ser inteiramente rotineira. Colaboração requer outro elemento: Pensamento. Basicamente, colaborar com colegas significa unir suas cabeças para encontrar a melhor maneira possível de atingir uma meta. Você pode até parar por aí, fornecendo a solução a outros colegas para que isso aconteça.

Transformando o trabalho em missão

Os analistas de pesquisa da Gartner acrescentam outra dimensão à definição de colaboração dizendo que ela envolve tarefas "cognitivas não-rotineiras", de acordo com Universidade da Califórnia, Berkeley. Se uma tarefa é invariável e repetitiva, ela não requer raciocínio e, portanto, pode ser feita por meio do trabalho em equipe - não requer colaboração. O Departamento de Estado dos EUA acrescenta outra dimensão acrescentando o conceito de "missão significativa", reconhecendo que duas ou mais pessoas colaborando estão fazendo isso porque vêem valor na atividade.

Voluntária e igual

A colaboração é feita voluntariamente . Você pode ser atribuído a um projeto ou tarefa que seria melhor atendido por meio de colaboração, mas, para colaborar de verdade, seu envolvimento deve ser por meio do engajamento ativo, não da interação forçada. A verdadeira colaboração também coloca todos os participantes em pé de igualdade, independentemente do título. Cada pessoa em um relacionamento colaborativo tem uma opinião válida e uma voz igual. Os participantes são interdependentes, e qualquer estrutura hierárquica de relatórios pode separá-los do ponto de vista organizacional não influencia a atividade

Discussão significativa

A igualdade entre colegas de trabalho cria uma atmosfera de confiança para que os participantes falem quando tiverem idéias sem preocupação de não ser levado a sério. Discussões abertas levam o grupo a cumprir sua missão. Técnicas de comunicação eficazes promovem discussões abertas. Uma técnica como a escuta ativa mostra que os participantes valorizam a opinião do outro. Colegas de trabalho podem parafrasear idéias para ajudar a esclarecer o que cada palestrante está tentando dizer. A investigação pode ajudar o grupo a explorar as ideias geradas. Pausar também é um aspecto-chave da discussão significativa - mostra que há valor em tirar tempo para pensar sobre o que foi dito.

O Advogado do Diabo

A atmosfera de confiança permite que os participantes debatam. Um ou mais participantes podem até ser os defensores do diabo para explorar a força das conclusões. A discordância é reconhecida como saudável e necessária sem resultar em conflito emocional. No final, a defesa de uma solução específica ou grupo de soluções leva o grupo a uma decisão, mesmo que não haja consenso.