Definição E Importância Das Gorduras Saturadas

Autor: | Ultima Atualização:

As gorduras saturadas, como a manteiga, geralmente são sólidas à temperatura ambiente.

Durante a mania de baixo teor de gordura da década de 1990, muitos americanos evitavam todas as gorduras da dieta. praga. O macronutriente foi responsabilizado pelo ganho de peso e outros problemas de saúde graves, como doença cardíaca. Desde então, os pesquisadores descobriram que a quantidade de gordura em sua dieta não é tão culpada quanto o tipo de gordura que você ingere. Gorduras boas, como gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, são benéficas para a saúde, enquanto gorduras ruins, como a gordura saturada, podem causar mais danos do que benefícios.

Definição

Em uma gordura saturada, todos os átomos de carbono são ligados a - ou saturado com - omos de hidrogio. Estas ligações tornam a gordura saturada muito densa, o que faz com que sejam sólidas à temperatura ambiente. As principais fontes de gorduras saturadas na dieta são produtos de origem animal, como carne e laticínios. Carne bovina, cordeiro, porco, aves com a pele, manteiga, queijo e laticínios integrais são particularmente ricos em gordura saturada. Bens cozidos e frituras também são ricos em gordura saturada. Alguns alimentos vegetais, como óleo de coco e óleo de palma, também contribuem com a gordura saturada para sua dieta

Implicações de saúde

Comer quantidades excessivas de gordura saturada pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue. Esse colesterol pode se acumular nas paredes de suas artérias, formando placas - ou depósitos duros. Eventualmente, esses depósitos duros podem levar a uma condição chamada aterosclerose, que é caracterizada por artérias endurecidas e espessadas. Quando suas artérias se tornam grossas e duras, o sangue não pode fluir através delas tão facilmente e o coração tem que trabalhar mais. Isso coloca um estresse extra no coração que, com o tempo, pode levar a doenças cardíacas e insuficiência cardíaca.

Recomendações

Como a ingestão de muita gordura saturada pode aumentar o risco de doença cardíaca, a American Heart Association recomenda que você limite sua ingestão a menos de 7% de suas calorias diárias. Se você estiver em uma dieta padrão de 2.000 calorias, a gordura saturada deve contribuir com não mais do que 140 calorias. São 16 gramas de gordura saturada por dia.

Dicas para reduzir

Cortar a ingestão de gordura saturada não significa que você deve evitar carne e outros alimentos que adora. É apenas sobre fazer melhores escolhas. Procure por cortes de carne magra, como lombo e cortes redondos. Evite carnes com aparência de mármore - a parte branca é principalmente gordura saturada. Escolha frango sem pele e peru ou retire a pele antes de cozinhar. Opte por leite com baixo teor de gordura, iogurte, queijo e sorvete em versões integrais. Use azeite em vez de manteiga sempre que possível.