Surdez E Olhos Azuis Em Dálmatas

Autor: | Ultima Atualização:

O gene que produz olhos azuis em um dálmata também causa surdez.

Os olhos azuis em um dálmata têm uma aparência marcante. Mas os olhos azuis podem ser um sinal de alerta. Descubra se o seu dálmata de olhos azuis está geneticamente preparado para a perda de audição

Um gene auto-recessivo

Os dálmatas estão entre as raças de cães propensas à surdez hereditária. É devido a um gene auto-recessivo que também afeta a cor dos olhos, dando ao cão íris azuis. Os dálmatas são a raça mais afetada pela doença - 30% dos dálmatas têm perda auditiva em uma ou ambas as orelhas. Em seu livro sobre doenças da orelha em cães e gatos, Sue Paterson e Karen M. Tobias observam que os dálmatas com olhos azuis têm uma taxa mais alta de surdez do que os dálmatas em geral.

Sintomas e detecção

Inicialmente você pode atribuir uma perda auditiva em seu dálmata como um problema de obediência. Se ela começar a ignorar seus comandos, talvez seja porque ela não consegue ouvi-los. Se seu dálmata parece confuso com uma ordem que você deu a ela ou se ela move a cabeça irregularmente, ela está mostrando sinais clássicos de perda auditiva. Qualquer alteração na saúde do seu animal de estimação deve ser levada ao conhecimento do seu veterinário. O médico pode administrar um teste de audição, mas você pode realizar testes simples em casa que lhe dirão se o seu dálmata tiver uma perda auditiva. Chame seu cão de outra sala para ver se ela pode ouvi-lo. Agite uma lata de pedras ou moedas, bata palmas ou toque um sino para ver se o seu dálmata responde.

Tratamento

Às vezes, a surdez causada por uma infecção no ouvido ou uma lesão pode ser parcialmente revertida. Para dálmatas que têm as indicações de um gene auto-recessivo, como olhos azuis, no entanto, não há tratamento médico que restaure sua audição.

Viver com seu dálmata surdo

Se seu dálmata não pode ouvir, você Encontrará dificuldade em treinar ou sinalizar com comandos verbais. Como alternativa, ensine-a a responder a sinais manuais, expressões faciais e possivelmente alguns elementos da linguagem de sinais americana. Outras técnicas podem funcionar: tente piscar uma lanterna ou usá-la para projetar sombras que atraiam a atenção do seu cão surdo, por exemplo, ou bater o pé no chão. Sabe-se que esses métodos funcionam nas circunstâncias certas. Será necessário manter seu dálmata surdo em um pátio cercado, e ela precisará estar na coleira quando sair. Ela não poderá ouvir um veículo próximo ou outro perigo, nem seu dálmata poderá ouvir sua voz quando você chamar um aviso ou comando. Cães surdos podem se sair melhor com cães de companhia, dos quais o cão surdo aceita sugestões. Por exemplo, o cão surdo não ouvirá o seu carro chegar na entrada da garagem ou ouvirá suas chaves tremerem na porta dos fundos - mas ela se levantará para cumprimentá-lo quando seus cachorros companheiros ouvirem você e correrem em direção ao som. De uma olhada no comportamento de seus cachorros companheiros, ela saberá se você está entrando na porta ou um estranho.