Vírus Mortais Em Gatinhos

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatinhos são mais suscetíveis a vários vírus com risco de vida do que os gatos adultos

Os vírus estão entre os tipos de doenças infecciosas que os filhotes são especialmente propensos a contrair. Até que um gatinho tenha idade suficiente para ser vacinado, ele deve permanecer com a mãe, cujo leite fornece um nível básico de proteção contra a doença. Seguir um cronograma rigoroso de vacinação ajudará a evitar que seu filhote pegue um vírus mortal.

Cinomose felina

Quase todos os gatos são expostos à cinomose felina em seu ambiente natural, mas poucos donos de animais têm que lidar com os efeitos devastadores dessa doença. parvovírus devido a vacinas eficazes. No entanto, gatinhos não vacinados em abrigos, gatis ou outras situações de superlotação são mais propensos a contrair esta doença. Gatinhos infectados terão febre, vômitos e diarréia; exames de sangue mostram quase nenhum glóbulo branco. A doença é fatal.

Peritonite infecciosa felina

Peritonite infecciosa felina, ou FIP, é uma doença potencialmente letal que se manifesta na forma húmida ou seca. A forma úmida é mais comum e é caracterizada por líquido no tórax que causa distensão e desconforto respiratório. A forma seca desenvolve-se lentamente; causa perda de peso e anemia. Veterinários têm opiniões divergentes sobre a segurança e eficácia da vacina FIP. Se você está preocupado que seu gato pode ser exposto a FIP, discuta os riscos e benefícios da vacina com seu veterinário

Vírus da imunodeficiência felina

Nos Estados Unidos, quase 3% dos gatos têm o vírus da imunodeficiência felina, ou FIV. A doença se espalha quando um felino não infectado é mordido por um gato que carrega o vírus. Gatinhos saudáveis ​​que são mantidos longe de gatos com históricos de saúde desconhecidos provavelmente não contratarão o FIV. A doença ataca os gânglios linfáticos e causa diarreia, problemas oculares, inchaço das gengivas, perda de peso e convulsões. A doença é fatal, mas você pode prolongar a vida de um gato infectado através de medicações e cuidados adequados

Vírus da Leucemia Felina

O vírus da leucemia felina, ou FeLV, é uma das causas mais comuns de morte em gatos e gatinhos. Gatinhos diagnosticados com FeLV são mais suscetíveis ao câncer, linfoma, leucemia e infecções bacterianas secundárias e vírus. Não há sintomas, pois o vírus em si não deixa o gato doente. Para um gato infectado por leucemia felina, as condições secundárias que o vírus convida normalmente são a causa da morte.