Hipotireoidismo Em Dachshund

Autor: | Ultima Atualização:

Hormônio tireoidiano muito pequeno torna Doxie um garoto chato.

Mencione “wiener dog” e as chances são de que o dachshund imediatamente surgiu em sua cabeça. Este cão curto e longo faz um amável companheiro, mas pode sofrer de várias condições de saúde que o tornam infeliz. Uma condição comum às doxies é o hipotireoidismo, que pode causar problemas secundários de saúde se não for tratado.

Não suficiente Hormônios

Seu doxie é um rapazinho, mas ele ainda precisa de todos os seus vários hormônios trabalhando nos níveis certos para mantê-lo em forma e saudável. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente, o que regula o metabolismo do seu cão. Muito pouco desse hormônio basicamente retarda todo o seu sistema, deixando-o vulnerável a várias outras doenças e problemas de saúde.

Vendo os sintomas

Como o hormônio da tireóide controla quase todos os órgãos do corpo do seu cachorro, deduzindo ele hipotireoidismo não é uma tarefa fácil. Os sintomas dessa condição se manifestam de maneiras frustrantemente vagas, como ganho de peso e letargia. Ele pode sofrer de problemas de pele, intolerância a temperaturas frias e úlceras de córnea à medida que seus níveis de hormônio tireoidiano caem. Muitos sintomas podem ocorrer facilmente com várias outras doenças, por isso não se preocupe se a sua doxie parecer cansada por alguns dias. Tome nota de quaisquer diferenças físicas ou comportamentais e chame seu veterinário se estiver preocupado. Sempre consulte um veterinário experiente em relação à saúde e ao tratamento do seu animal de estimação

Questões Secundárias

O corpo do seu filhote precisa do hormônio tireoidiano para manter seu funcionamento interno funcionando adequadamente, e correr no vazio não é bom para o seu relógio. O hipotireoidismo não tratado pode causar doenças cardíacas e até mesmo insuficiência cardíaca em sua doxie, bem como altos níveis de colesterol. O ganho de peso e a letargia associados ao hipotireoidismo podem levar à obesidade, criando uma tensão nas articulações e há muito tempo atrás. Em alguns casos, tratar o hipotireoidismo reverte os outros sintomas e condições, colocando o metabolismo do seu cachorro de volta aos trilhos.

Diagnóstico e tratamento

Uma realidade frustrante das condições de saúde do cão é que muitos sintomas se sobrepõem, dificultando o diagnóstico em casos como isso. Seu veterinário tomará nota dos sintomas físicos do seu doxie e fará exames de sangue para verificar os níveis de hormônio da tireoide. Se estes retornarem, seu filhote recebe um diagnóstico confirmado. O tratamento envolve a terapia hormonal de substituição, sob a forma de uma pílula diária dada para o resto da vida do seu filhote. Quanto e com que frequência requer monitoramento cuidadoso e é calculado pelo peso do seu doxie.