Animais De Estimação

Autor: | Ultima Atualização:

Os olhos inflamados, grotescos e com aparência grosseira são uma característica dos gatinhos resgatados em todos os lugares. Infecções oculares do gatinho são geralmente um sintoma de outra doença, em vez de uma doença em si. Quase todos são contagiosos para outros gatos, mas apenas dois relativamente raros são contagiosos para você

Por que o Goop?

Infecções oculares são muito mais comuns em gatinhos do que gatos adultos porque seus sistemas imunológicos ainda estão se desenvolvendo. Eles são quase universais entre os gatinhos resgatados, simplesmente porque esses caras são menos propensos a ter recebido a vacinação precoce. A maioria das infecções que afligem os olhos de gatos são evitáveis ​​... elas também são extremamente comuns e facilmente transmitidas de gatos mais velhos e freqüentemente sem sintomas.

Herpes e clamídia ??

Pode parecer chocante, mas o herpes de gato é responsável pela maioria Infecções oculares de gatinhos e a chamada "clamídia de gatos" está próxima na corrida pelo segundo lugar. Ao contrário do herpes humano, o herpes do gato se espalha como o resfriado comum e causa sintomas semelhantes aos do frio, incluindo inflamação ocular de aparência desagradável. "Cat clamídia" é na verdade chlamydophila felina. Ele se espalha através de contato próximo e causa sintomas semelhantes aos do resfriado e conjuntivite (inflamação da parte vermelha do olho e das pálpebras). Nenhum deles é contagioso para humanos ou outros animais além de gatos. Ambos têm vacinas, mas não necessariamente interrompem a infecção, embora a maioria dos veterinários insista em reduzir a gravidade. A maioria das infecções segue seu curso (embora os gatinhos enfraquecidos pela desnutrição, temperaturas extremas, ferimentos ou outras doenças morram às vezes devido ao estresse físico adicional), mas os gatos podem ter surtos periódicos pelo resto de suas vidas.

Uveíte Temível

A uvea é a pupila, a íris e outras coisas ligadas a eles por dentro. A uveíte é muito mais assustadora e mais complicada que a conjuntivite e os olhos glóticos. Algumas doenças graves, como o potencialmente fatal FIV, FeLV e FIP, causam uveíte, mas também algumas doenças menos perigosas. Para complicar a questão, 60% dos casos são de origem desconhecida. Às vezes o resultado final é cegueira, perda de um olho ou glaucoma (ou uma combinação óbvia) e em casos bastante raros a infecção viaja pelo nervo óptico e entra no cérebro, então um gato com uveíte geralmente é medicado, mesmo se a causa É desconhecido. No entanto, se não parece que a uveíte está fazendo nada em particular e uma causa não pode ser encontrada, seu veterinário pode ter uma abordagem de esperar para ver. A maioria das infecções causadoras de uveíte é contagiosa para outros gatos, mas não para humanos. Estamos prestes a chegar às duas exceções notáveis.

Toxoplasmose e febre zero do gato

Apenas duas doenças de gatinhos causam infecções oculares e são contagiosas para os seres humanos. A toxoplasmose é a doença de gato humano-contagiosa mais conhecida, atingindo o terror nos corações de mulheres grávidas e obstetras em todos os lugares. Por um lado, isso se justifica - a exposição pré-natal à toxoplasmose pode causar defeitos congênitos gravemente graves. Por outro lado, você tem que ter cocô de gato infectado em sua boca para pegá-lo. (Então pense duas vezes antes de deixar a caixa de areia do Fluffy sobre os balcões e travesseiros da cozinha, mas não entre em pânico desnecessariamente.) A toxoplasmose pode causar uveíte, entre sintomas mais óbvios, mas na maioria dos gatinhos ela causa uma doença breve, quase imperceptível ou nenhum sintoma. todos. A febre do gato não é tão sexy quanto certos artistas do rock clássico podem ter levado você a acreditar. É uma infecção bacteriana espalhada pela saliva do gato. Ele vai te pegar se o seu gatinho infectado te pegar com um furto ou mordida, e pode causar um monte de sintomas miseráveis ​​de dores no corpo, febre e calafrios, com coceira, conjuntivite, infecção da retina e até mesmo da ótica nervo. A maioria dos gatinhos infectados apresenta poucos ou nenhuns sintomas (embora possam ter todo o aspecto frio com olhos lacrimejantes) e recupera rapidamente sem complicações. O mesmo pode não ser verdade para você, por isso, se você apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, inchaço dos gânglios linfáticos ou olho-de-rosa depois de uma lesão relacionada ao gatinho, consulte o seu médico.