Consequências Da Fofoca No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Fofoca no local de trabalho pode destruir carreiras e reputações.

Fofocas no local de trabalho nem sempre são maliciosas. Muitas vezes, é alimentada pela simples curiosidade por parte de funcionários que estão preocupados com as mudanças de rumores na empresa ou com as alegações sobre seus colegas. Seja qual for o motivo, ele pode infiltrar-se lentamente em toda a empresa, prejudicando reputações, criando conflitos e possivelmente levando a ações legais trazidas por aqueles que sentem que foram prejudicados pela conversa no local de trabalho.

Hurts Reputations

Não importa Se os rumores sobre alguém são verdadeiros, uma vez expressos, alteram para sempre a forma como os outros funcionários vêem essa pessoa. Ela pode ser excluída de projetos ou tratada de forma injusta ou grosseira por colegas que acreditam nas fofocas de que é desonesta ou desleal, por exemplo. Se a fofoca se espalhar para pessoas de fora da empresa, como clientes ou outras pessoas do setor, ela pode não conseguir trabalhar com os clientes, fazer negócios com pessoas de outras empresas ou conseguir outro emprego.

Credibilidade de danos

empregado que fofoca potencialmente sofre tanto quanto os assuntos de sua fofoca. Sua credibilidade irá gradualmente corroer aos olhos de seus colegas, e ela ganhará a reputação de alguém que não é confiável. No artigo "Forbes", "A maneira mais rápida de matar a cultura corporativa", Mike Myatt, consultor de liderança, descreve a fofoca no local de trabalho como "a ferramenta de amadores inseguros e ranqueados". Os colegas do fofoqueiro, especialmente se ocupam altos cargos ou têm mais experiência, podem percebê-la como alguém inexperiente e pouco profissional e não podem mais levá-la a sério.

Destrói a moral

A fofoca não destrói apenas as relações entre os funcionários que fazem o trabalho. fofocar e fofocar, pode também quebrar a confiança e criar conflitos em toda a equipe. Em um local de trabalho onde a fofoca é difundida, os funcionários podem não confiar em ninguém e podem se sentir desconfortáveis ​​em trabalhar de perto com os colegas por medo de aprender algo sobre eles e usá-lo para espalhar rumores. Isso cria uma cultura corporativa caracterizada por uma atmosfera de "cada um por si" em vez de uma em que os funcionários compartilham idéias e trabalham juntos para o bem da empresa.

Inibita a produtividade

Fofoca no local de trabalho distrai os funcionários de suas tarefas, levando a uma cultura corporativa em que os funcionários passam mais tempo em torno do bebedouro do que fechando negócios. Eventualmente, a qualidade dos produtos ou serviços que a empresa oferece pode se deteriorar porque os funcionários não estão dedicando suas energias para manter e melhorar a marca da empresa. À medida que a produtividade despencar, será mais difícil para a empresa permanecer competitiva. A empresa pode perder oportunidades de conquistar novos clientes, desenvolver novos produtos ou expandir para novos mercados simplesmente porque os funcionários não estavam prestando atenção a essas possibilidades.

Levar à ação legal

Os funcionários que sentem que suas carreiras e reputações foram prejudicadas por fofocas no local de trabalho podem processar a empresa e seus colegas por difamação, assédio ou outras ofensas. Eles podem usar a fofoca do local de trabalho para apoiar suas reivindicações, especialmente se puderem encontrar colegas de trabalho que testemunharão o que foi dito ou se podem adquirir e-mails ou outras correspondências documentando os rumores.