Consequências Do Conflito No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Conflito no trabalho pode atrapalhar todo o seu dia.

Seja qual for a forma que tomem, conflitos no local de trabalho podem abalar até mesmo os negócios mais fortes, afetando toda a força de trabalho e possivelmente até a posição da empresa. Embora os conflitos não possam ser totalmente eliminados, seu impacto pode ser reduzido pelas políticas da empresa sobre como resolver disputas. Compreender as consequências de um conflito pode ajudá-lo a alcançar uma resolução mais rápida e uma contenção mais eficaz das consequências que podem resultar do drama no trabalho.

Drenância de Produtividade

A conseqüência mais óbvia do conflito no local de trabalho é a diminuição da produtividade. Digamos que dois trabalhadores entrem em uma disputa por quem a responsabilidade é resolver um problema. No mínimo, esses dois trabalhadores não estarão desempenhando seus trabalhos enquanto estiverem ocupados na fileira. Seja uma briga de punhos, uma guerra de palavras, uma rivalidade em andamento ou todas as situações acima, o conflito também cria fadiga mental e emocional para os participantes, e eles continuarão a ser menos produtivos depois que terminar. O tempo gasto em planejar, pensar, ser paranóico ou fofocar é o tempo todo não gasto no trabalho. E os outros trabalhadores assistindo a luta? Esse dreno de produtividade também pode afetar toda a equipe, já que outros são tentados a fofocar, tomar partido e se proteger de possíveis consequências dos conflitos. (ref 1)

Recursos desperdiçados

O conflito no local de trabalho também tem um efeito drenante sobre outros recursos além da produtividade dos trabalhadores. Primeiro de tudo, muitos funcionários, especialmente os gerentes, podem ter de participar da resolução de conflitos, em vez de trabalhar. Isso significa que as pessoas que não participaram do conflito terão menos trabalho e estarão se esforçando para alcançá-lo. Regras e políticas podem ter que ser desenvolvidas ou aplicadas, o que também requer tempo e esforço. Em casos graves, pode ser necessário gastar tempo e dinheiro na contratação de novos funcionários, transferindo funcionários para outros departamentos ou editando cronogramas. Nos casos mais graves, processos judiciais podem resultar de conflitos no local de trabalho. (ref 2)

Percepção pública

O conflito no local de trabalho também pode causar danos ao prejudicar a imagem pública de uma empresa. Conflito pode desligar clientes de outra forma dedicados ou contradizer o marketing da empresa, tornando-o desagradável para clientes em potencial. Em certas indústrias, os conflitos e a tensão podem ser evidentes para os clientes, influenciando diretamente sua percepção da empresa. Em outros casos, personalidades conflitantes podem fornecer informações enganosas ou contraditórias a clientes em potencial. Nos piores casos, grandes escândalos podem resultar de conflitos. Alguns podem até ser severos o suficiente para destruir completamente a imagem da empresa.

Falta de Comunicação

A comunicação é essencial para um negócio saudável e produtivo. Os funcionários precisam colaborar e trabalhar juntos para realizar o trabalho da maneira mais eficiente. Conflito pode levar uma grande mordida de comunicação honesta e eficaz e pode levar outros funcionários a ter medo de se comunicar em tudo. Os membros da equipe podem ficar totalmente absortos em proteger a si mesmos e em seu território no local de trabalho e deixar de funcionar bem ou se comunicar com outras pessoas. As panelinhas geralmente se formam em torno dos conflitos, com os partidários de cada parte se esquadrinhando e não se comunicando mais. A atmosfera de competição e desconfiança mútua pode destruir a comunicação, sugando o sangue da empresa. (ref 3)