O Conceito De Avaliação

Autor: | Ultima Atualização:

O objetivo da avaliação pode ter um impacto substancial sobre o valor estimado

Todos os ativos podem ser avaliados, sejam eles ações, títulos, derivativos, imóveis, bens pessoais propriedade e muitos outros. Pode ser difícil conciliar suas próprias ideias sobre o valor de mercado de um título com outras ideias que você possa ter sobre o valor do ativo para você. Você pode ter ouvido outras pessoas dizerem que uma segurança ilíquida, como ações de capital fechado em uma pequena empresa, vale apenas o que alguém está disposto a pagar por ela. Em certo sentido, isso é verdade, embora um preço hipotético seja apenas uma das muitas linhas de base para determinar o valor de um título.

Finalidade e Padrão de Valor

O objetivo da avaliação normalmente determina qual padrão de valor é usado. . Os padrões de valor incluem valor justo de mercado, valor justo, valor de investimento e valor de liquidação ordenado, entre outros. O valor justo de mercado é um valor nocional. Se você comprou uma participação minoritária em uma empresa de capital fechado que nunca distribuiu lucros aos acionistas e nunca pretende, você pode sentir fortemente que o valor dos juros é zero. Você não pode vendê-lo, porque não existe mercado secundário para as ações da empresa. No entanto, a empresa ainda pode ser lucrativa e crescente, o que é contabilizado em um valor nocional. Um comprador estratégico hipotético de toda a empresa pode estimar que o valor do investimento da empresa seja maior que seu valor justo de mercado devido a sinergias esperadas, benefícios financeiros gerados pelo aumento da escala, espera ganhar pós-transação.

Fluxo de caixa e risco

Por fim, todas as avaliações são orientadas pelo fluxo de caixa, risco e crescimento. Isso se aplica a todas as classes de ativos. Os títulos imobiliários, ações, derivativos e títulos de renda fixa são todos avaliados com base no valor presente dos fluxos de caixa que se espera que gerem durante sua vida útil. Os fluxos de caixa são previstos e o fator de valor presente é determinado usando uma taxa de desconto apropriada, refletindo o risco associado a um investimento no título. O desafio é estimar com precisão os fluxos de caixa futuros e a incerteza associada à precisão das estimativas

Metodologias Universais

Três abordagens básicas são usadas para avaliar todos os títulos: a abordagem baseada em ativos, renda e mercado. Ao avaliar os imóveis usando a abordagem de mercado, os fluxos de caixa são representados por dólares por pé quadrado, e as vendas de propriedades comparáveis ​​são obtidas para determinar o preço médio de mercado por metro quadrado. Ao avaliar ações, transações comparáveis ​​de empresas similares são usadas para desenvolver índices de avaliação aplicados às métricas financeiras da empresa, como ganhos e fluxo de caixa. Índices de avaliação, como o preço dos lucros usados ​​na abordagem de mercado, são usados ​​para converter fluxos de renda em valor. Essa é a mesma finalidade que as taxas de desconto são usadas para calcular o fator de valor presente aplicado a fluxos de receita futuros.

Valor do ativo líquido

Em certos casos, como em imóveis, o custo de reprodução de uma propriedade também pode ser considerado um proxy para avaliação. Uma propriedade geralmente vale o custo aproximado para construí-la. Da mesma forma, se uma empresa não é lucrativa, os investidores podem achar que o maior valor que pode ser extraído de um investimento na empresa pode ser através de sua liquidação ordenada. Se o valor presente dos fluxos de caixa futuros for menor que o valor contábil de uma empresa, isso demonstra que um baixo retorno de ativos está sendo gerado e o valor da empresa é capturado dentro do valor de liquidação dos ativos que pode deter, como caixa e imóveis.