Exercícios De Força Concêntricos, Isométricos E Excêntricos Para Mulheres

Autor: | Ultima Atualização:

As tábuas são uma forma de exercício isométrico.

Exercício excêntrico não é algo que seu tio maluco faz, e contrações concêntricas não têm nada a ver com o parto . Concêntrico, excêntrico e isométrico são meramente termos técnicos para diferentes estilos de treinamento de resistência que você já pode estar usando, mesmo sem saber. Enquanto algumas filosofias de exercício elogiam os benefícios de uma sobre a outra, um programa que incorpora todas as três é geralmente o mais eficaz, especialmente para a garota comum mais interessada em parecer e se sentir bem do que na construção de músculos enormes.

Contrações Concêntricas

A fase concêntrica do exercício é a mais fácil de entender, porque é basicamente a parte de trabalho. A fase concêntrica de uma rosca bíceps é a curva, ou quando os músculos do bíceps encurtam para levantar o peso. A fase concêntrica da extensão da perna é a extensão, pois mesmo que sua perna esteja se estendendo, os músculos que fazem a maior parte do trabalho - neste caso, os quadríceps - estão se contraindo. Você provavelmente já descobriu que a fase concêntrica é geralmente incluída no nome do exercício, como leg press, pushup e situp. A maioria dos exercícios que você faz concentram-se concentricamente.

Fase Excêntrica

A maneira fácil de pensar na fase excêntrica é o retorno à posição inicial, e em um programa padrão você deve tentar manter o ritmo concêntrico. e a fase excêntrica é quase igual, em vez de, digamos, deixar a sua perna enrolar fora de controle. No entanto, alguns programas, como o fisiculturismo, recomendam uma combinação de exercícios focados concêntricos e excêntricos. Neste último, a fase concêntrica é mais explosiva - usando momentum - enquanto o retorno é mais lento. Seu adutor e abdutor (músculos internos e externos da coxa) podem se beneficiar de um exercício excêntrico. Da próxima vez que você estiver na máquina, empurre os eletrodos para fora rapidamente e, em seguida, resista ao retorno para trabalhar a parte externa da coxa com mais força. Para a parte interna da coxa, faça o oposto - aperte as almofadas e resista à pressão para fora.

Exercício isométrico

No exercício isométrico, seus músculos não se expandem ou contraem, o que faz parecer fácil - até tentar fazer um prancha por 60 segundos. Exercício isométrico envolve manter certos músculos tensos por um período de tempo. Como notado pelo treinador de força Charles Poliquin, a isometrics recebeu uma "má imprensa" nos anos 20 e 30, quando surgiram dúvidas sobre se o físico forte de Charles Atlas se devia apenas à isometrics. O Atlas estava associado ao clássico chute de areia em seu anúncio de rosto. No entanto, como a prancha ilustra, os isométricos mais uma vez encontraram seu lugar na academia - e em casa. Além da prancha padrão, tente pranchas com seus antebraços apoiados em uma bola de estabilidade

Treinamento Combinado

Obviamente, você não pode ter um programa de exercícios sem movimentos concêntricos, já que, enquanto o que sobe deve cair, ainda tem que subir primeiro. Mas você pode adicionar variedade ao seu exercício misturando-o um pouco, por exemplo, uma vez que você pode fazer um conjunto de extensões de perna de 12 repetições facilmente, tente alternar conjuntos concêntricos e excêntricos. Você pode adicionar isométricos a qualquer exercício, fazendo uma pausa no início do movimento por algumas batidas. Isso pode ser eficaz com abdominais ou ao usar máquinas de ginástica. Isométricos no levantamento de peso mostraram não ser eficazes, exceto para fisioterapia. Isométricos também podem elevar a pressão arterial, portanto você deve evitá-los se você já tiver problemas de pressão arterial.