Compostagem De Estrume De Galinha E Palha

Autor: | Ultima Atualização:

Os excrementos de algumas galinhas de quintal podem enriquecer o seu composto de jardim

Excrementos de galinha, como a maioria das outras formas de estrume, fazem fertilizante de jardim maravilhoso. Eles são ricos em nitrogênio, potássio e fósforo, todos nutrientes valiosos para a maioria das plantas de jardim (ver referências 1). No entanto, como qualquer um que tenha escavado, atestará que o esterco de galinha fresco é rico em amônia e pode queimar plantas se for aplicado sem compostagem. Para usar o esterco de frango com segurança em seu jardim, ele deve ser compostado com um material rico em carbono, como palha.

Excrementos e camas

Produtores de frango e fazendas em pequena escala normalmente usam material de cama barato, como palha, serragem ou lascas de madeira em seus galinheiros. Esta cama ajuda a absorver os odores e o excesso de umidade do esterco, proporcionando às aves um pé mais limpo. Por sorte, todos esses materiais de cama comuns funcionam bem como ingredientes de alto teor de carbono para compostagem. A palha é a mais adequada, porque é menos densa e é a mais rápida de quebrar.

Construindo sua Pilha

Uma pilha de composto saudável depende da proporção de carbono para nitrogênio. O esterco de galinha é alto o suficiente em nitrogênio para tornar inadequadas as regras usuais de uso do polegar; por isso, use aproximadamente duas vezes mais material de cama em peso do que o esterco (ver Referências 2). Na prática, você provavelmente descobrirá que pode usar a roupa de cama exatamente como ela vem do seu galinheiro. Umedeça a mistura de cama e estrume à medida que você a empilha, e use um termômetro de haste longa para monitorar a temperatura por alguns dias até que a temperatura da pilha comece a subir.

Mantendo sua pilha

Contanto que seu pilha é de pelo menos 1 jarda cúbica de tamanho, deve começar rapidamente a aquecer. Em poucos dias, quando a palha e o esterco começarem a se decompor, a temperatura interna da pilha aumentará. Para reduzir o risco de qualquer parasita ou bactéria prejudicial sobreviver ao processo de compostagem, a temperatura deve permanecer entre 130 e 150 graus Fahrenheit por três dias (ver Referências 2). Depois de três dias, gire a pilha para que os materiais do lado de fora se movam para o meio, onde também se aquecerão e se decomporão. Repita este processo pelo menos três vezes.

Curing Your Pile

Uma vez que seu composto tenha sido girado repetidamente, a temperatura cairá. Isso é normal e significa simplesmente que as bactérias terminaram o estágio inicial de seu trabalho. No entanto, a pilha deve envelhecer ou "curar" por até dois meses antes de aplicar o composto ao seu jardim. Isso fornece uma margem adicional de segurança contra bactérias nocivas. Vegetais folhosos, como alface e vegetais de raiz, como as cenouras, são os mais propensos a abrigar bactérias nocivas. Lave-os bem antes de comê-los (ver Referências 2).