Ações Ordinárias Vs. Ações Preferenciais

Autor: | Ultima Atualização:

Os direitos de dividendos podem variar entre ações preferenciais e ações ordinárias

Quando alguém compra uma ação em uma empresa, elas basicamente compram a propriedade da empresa; quanta participação depende do número de ações possuídas e de quantas ações a empresa possui. As ações preferenciais e ordinárias possuem uma participação acionária, mas podem conferir ao detentor diferentes direitos e privilégios. Aqueles com perguntas sobre o estoque de uma empresa específica devem falar com um representante da empresa

Documentos da Empresa

Embora ações comuns e preferenciais tenham muitas características gerais, observe que as empresas geralmente podem escrever suas próprias regras para cada tipo de ação. Os documentos de controle da empresa, como os estatutos ou o estatuto social, podem estabelecer direitos e obrigações para cada tipo de ação que a empresa oferece. As empresas têm muitas opções na forma como definem seus estoques, portanto, as regras gerais sobre ações ordinárias e preferenciais podem não se aplicar a cada empresa individual.

Ações ordinárias

Em uma empresa típica, a maioria das ações oferecidas é ação ordinaria. Ações ordinárias geralmente carregam direitos de voto com isso; o dono da ação tem o direito de participar sempre que os acionistas forem convocados para votar em assuntos significativos da empresa. Por exemplo, os acionistas comuns votam em cada diretor eleito para o conselho de administração, e o conselho típico não pode tomar medidas drásticas que afetem a empresa (como uma fusão ou mudança de forma do negócio) sem realizar um voto de acionista. Os acionistas ordinários normalmente têm o direito de receber dividendos (retorno sobre o investimento com base nos lucros da empresa) sempre que o conselho decidir declará-los.

As ações preferenciais são uma participação mais interessada em retorno financeiro do que no controle da empresa. Um acionista preferencial típico não vota na composição da diretoria da empresa ou em outros assuntos; ele só quer receber seus dividendos. Dividendos preferidos não flutuam com base nos lucros da empresa; cada acionista preferencial tem direito a um valor fixo em determinados períodos (desde que a empresa tenha o dinheiro.) Se o conselho não deve declarar dividendos por um período de tempo, no entanto, os acionistas preferenciais geralmente ganham o direito de votar borda. Observe que uma empresa pode ter muitas classes diferentes de ações preferenciais, cada uma com direitos e privilégios diferentes

Preferência na liquidação

O termo "preferencial" refere-se aos direitos do acionista preferencial se a empresa ficar sem dinheiro ou decidir para terminar sua própria existência. Se a empresa liquidar, os acionistas só receberão o reembolso do seu investimento principal uma vez que todos os credores e obrigacionistas tenham sido reembolsados. No entanto, dentro da classe acionária, os acionistas preferenciais serão pagos antes dos acionistas ordinários. Essa diferença pode ser crucial quando uma empresa não tem dinheiro suficiente para pagar todos os seus investidores; os acionistas preferenciais podem recuperar seu dinheiro, enquanto alguns acionistas comuns não recebem nada.