Problemas Oculares Comuns Em Shih Tzus

Autor: | Ultima Atualização:

Os cães Shih Tzu freqüentemente sofrem de problemas oculares.

Estimados como animais de estimação pela realeza chinesa, Shih Tzus são membros maravilhosos da família devido ao seu carinhoso, feliz e brincalhão personalidades. A lista de doenças específicas de cada raça deste brinquedo é razoavelmente curta, mas seus rostos empurrados e grandes olhos redondos se combinam para causar alguns problemas oculares comuns.

Olho Seco

Muitos Shih Tzus sofrem de olho seco, ou ceratoconjuntivite seca (KCS). Esse distúrbio ocular comum é causado por uma produção inadequada de lágrimas. O ressecamento resultante pode causar arranhões e danos à conjuntiva e à córnea de seu cão. Embora esse problema ocular freqüentemente cause úlceras de córnea ou cegueira, se não for tratado, é felizmente simples e barato diagnosticar e administrar. Os cães mais afetados respondem bem a colírios medicados e lubrificantes. No entanto, o seu Shih Tzu provavelmente precisará dessas gotas para o resto de sua vida. O principal sintoma do olho seco é a descarga ocular excessiva, freqüentemente levando a muita gosma acumulando nos cantos dos olhos do seu cão. As principais causas de olho seco em Shih Tzus incluem predisposição de raça e problemas do sistema imunológico

Cílios encravados

A distiquíase é talvez o problema ocular mais comum que afeta a raça Shih Tzu. Esta condição ocorre quando uma linha extra de cílios cresce ao longo da borda interna das pálpebras. Se esses cílios extras virarem para dentro, os pequenos cabelos irritam a córnea do seu cão toda vez que ela pisca. De acordo com a Fundação de Saúde Canina do American Kennel Club, os sintomas da distiquíase variam de nenhum para a formação de úlceras severas da córnea. Alguns cães experimentam leve lacrimejamento, estrabismo ou muco acumulado nos cantos do olho. Veterinários diagnosticam distichiasis examinando os olhos do seu cão sob ampliação. Para um caso leve de cílios encravados, seu veterinário provavelmente irá prescrever uma pomada antibiótica. Casos mais graves podem exigir a remoção cirúrgica dos cílios extras.

Úlceras da córnea

Os olhos ligeiramente salientes do Shih Tzu o colocam em maior risco de desenvolver úlceras de córnea, ou ceratite ulcerativa. Esta condição ocular pode ser causada por olho seco não tratado, anormalidades nas pálpebras, objetos estranhos coçando o olho, exposição ao vento ou outros traumas oculares. Alguns sinais de úlceras de córnea incluem sensibilidade à luz forte ou luz solar, piscar constante, estrabismo, vermelhidão e secreção ocular por mais de um dia ou dois. Chame seu veterinário assim que você notar os sintomas da úlcera de córnea. Enquanto as úlceras corneanas não tratadas às vezes levam à cegueira, essa condição pode ser tratada com sucesso se capturada imediatamente e tratada com colírios antibióticos prescritos.

Coloração de lágrimas

Coloração lacrimal, também chamada de epífora, pode ser causada por drenagem ocular excessiva, aumento produção lacrimal ou entrópio, uma condição que ocorre quando o canto interno da pálpebra rola para dentro. Os pigmentos escuros no fluido lacrimal mancham a área ao redor dos olhos do cão, e essas manchas realmente se destacam no pêlo claro de um Shih Tzu. O aliciamento regular e a limpeza diária do rosto ajudam a evitar manchas de lágrimas. O American Kennel Club recomenda dar ao seu Shih Tzu um "filhote de cachorro" para que o cabelo não entre em seus olhos e desencadeie uma maior produção de lágrimas. Manchas severas de lágrimas podem exigir cirurgia corretiva.