Cocker Spaniel Oftalmopatias

Autor: | Ultima Atualização:

Problemas oculares não tratados podem causar cegueira em cocker spaniels.

A maioria dos cães de raça pura tem uma predisposição genética para uma doença específica. Os genes que os tornam tão parecidos também transmitem problemas herdados. Criadores e aficionados de cocker spaniel responsáveis ​​estão bem cientes de que os cockers são suscetíveis a problemas oculares e estão trabalhando para erradicar esses problemas.

Cataratas

Ao considerar um filhote, não se esqueça de perguntar sobre os pais e se eles tiveram algum problema com cataratas à medida que envelheciam. A catarata é causada pelo fato de a lente ficar cada vez mais opaca ao longo do tempo, até que toda a lente seja coberta por uma película cinzenta e turva. Quando isso acontece, a cirurgia corretiva é necessária para reparar o dano. Apenas não faça o seu cão andar por aí usando óculos de sol enormes ou ele será intimidado pelos outros cães do bairro. A catarata é um problema comum de envelhecimento em muitas raças de cães (assim como nas pessoas). Cocker spaniels, infelizmente, estão entre as raças com maior incidência de catarata.

A atrofia progressiva da retina

A PRA não é uma doença real, mas refere-se a uma coleção de doenças da retina. Seu início pode chegar aos 18 meses de idade e quase nunca é notado pelo dono até que os sintomas comecem a aparecer. Não é doloroso, e às vezes leva anos para a condição progredir até o ponto em que ela realmente afeta a visão. A primeira coisa que você notará é a hesitação do cão em sair à noite, já que a cegueira noturna é um dos primeiros sintomas da ARP. Se o seu cão parece estar um pouco nervoso por sair à noite, não assuma um pequeno aumento no crime noturno da vizinhança, teste os olhos do seu cão.

Prolapso da Terceira Glândula da Pálpebra (PTEG)

PTEG, também chamado " olho de cereja ", é um distúrbio ocular comum entre cockers e pode ser reparado cirurgicamente com um pouco de beliscão e dobra. Tratamento anterior envolveu cirurgia para remover a terceira pálpebra, que é virada do avesso. No entanto, devido à diminuição na produção de lágrimas após a remoção da terceira pálpebra, os oftalmologistas agora simplesmente colocam a pálpebra de volta no lugar onde a função é restaurada. Não é doloroso, mas é desagradável e, se não for tratado, pode levar a inflamação e infecção. Ei, todo mundo precisa de uma pequena cirurgia estética de vez em quando, então não há vergonha.

Glaucoma

Algumas pessoas têm um pouco de escrúpulos em discutir o globo ocular, mas ajuda a entender anatomia básica do olho para entender o glaucoma completamente , que é uma doença que muitas pessoas sofrem, bem como cães geriátricos. O interior do globo ocular contém um líquido claro, chamado humor aquoso, que ajuda a manter a forma do olho. Não é a mesma substância que as lágrimas, que estão fora do olho e ajudam a lubrificá-lo. Este fluido está dentro do olho e responsável por manter a pressão adequada, de modo que a forma um tanto circular seja retida. O fluido aquoso é drenado do olho para a corrente sanguínea, quando necessário. O glaucoma acontece quando o "dreno" dos usos aquosos se torna um pouco obstruído. Isso aumenta a pressão no olho. O glaucoma pode ser hereditário ou pode ser um problema secundário para outras doenças oculares. É doloroso para o seu cão e pode causar perda de visão se não for tratado com medicação ou intervenção cirúrgica.

Olho Seco e Infecções

Quando as pessoas têm olho seco, é relativamente simples colocar algumas gotas nos olhos e continuar sem muita dificuldade. Cockers às vezes também ficam com o olho seco, mas não podem ir até a farmácia comprar uma pequena garrafa plástica de lágrimas artificiais. Olho seco, um problema com a produção inadequada de lágrimas, é evidenciado pela fricção dos olhos, vermelhidão, úlceras da córnea, letargia e uma secreção amarela. Causa várias infecções e problemas oculares crônicos e é muito doloroso. Outros distúrbios oculares comuns aos spaniels de cocker incluem infecções bacterianas, como conjuntivite, e inflamação causada por pêlos dentro e ao redor das pálpebras do cão, crescendo de forma a agravar o olho. Os tumores, ou câncer, também afetam os spaniels de cocker em uma taxa maior que os outros cães. Não se desespere, no entanto, como muitos desses males podem ser tratados com bons resultados.