Assistente Social Clínico Vs. Psicólogo

Autor: | Ultima Atualização:

Os assistentes sociais clínicos e psicólogos fornecem muitos dos mesmos serviços.

Uma carreira como profissional de saúde mental pode ser gratificante e significativa, ajudando você a fazer a diferença na vida de seus clientes. Se você quiser ajudar os outros a lidar com problemas de saúde mental, resolver problemas familiares e de relacionamento e lidar com o estresse da vida cotidiana, você pode decidir se tornar um psicólogo ou um assistente social clínico. Você pode pensar que há pouca diferença entre essas duas profissões, pois ambas oferecem serviços semelhantes. Mas há algumas diferenças significativas entre psicologia e trabalho social clínico que podem afetar sua escolha de carreira.

Sobre o trabalho social clínico

Quando você pensa em trabalho social, a primeira imagem que pode vir à mente é de alguém que ajuda a menos felizmente. O trabalho social é amplamente focado em ajudar aqueles que não conseguem se ajudar. No entanto, assistentes sociais desempenham uma grande variedade de papéis e oferecem muitos tipos diferentes de intervenções. Como assistente social de nível de bacharel, você aprende a realizar avaliações que levam em conta os fatores biológicos, sociais e psicológicos que afetam um cliente, defendem os clientes que precisam de ajuda com programas públicos e serviços sociais e oferecem informações e serviços de referência. Como assistente social clínico de nível de mestrado, você recebe treinamento adicional para fornecer aconselhamento e psicoterapia. Os assistentes sociais clínicos se reúnem com indivíduos, casais, famílias e grupos para abordar problemas por meio de intervenções psico-terapêuticas ou terapia da fala. Muitos assistentes sociais clínicos decidem abrir práticas privadas, embora alguns também trabalhem em escolas, hospitais, agências de serviços comunitários e organizações governamentais.

Educação e Treinamento

Os assistentes sociais clínicos precisam ter pelo menos um mestrado de uma escola credenciada. do trabalho social. Alguns assistentes sociais clínicos também têm doutorado, especialmente se querem trabalhar em pesquisa ou na academia. Se você deseja fornecer serviços clínicos, escolha uma escola que tenha um forte enfoque clínico. Um programa de mestrado em serviço social geralmente leva dois anos de estudo em tempo integral. Você precisará completar um estágio clínico, onde fornecerá psicoterapia e aconselhamento sob a supervisão de um assistente social clínico qualificado. Após a formatura, você também precisará completar pelo menos dois anos de trabalho clínico em tempo integral antes de solicitar uma licença estadual como assistente social clínico. Os requisitos de licenciamento estadual variam, mas geralmente incluem a aprovação em um exame e a apresentação de prova de educação e experiência

Sobre a psicologia

Como os assistentes sociais clínicos, os psicólogos não fornecem apenas psicoterapia. A psicologia é um amplo campo de estudo que examina a mente humana, comportamentos, cognição e relacionamentos. Psicologia programas de pós-graduação incluem o estudo da psicologia clínica, aconselhamento, neuropsicologia e psicologia educacional / escolar. Você pode optar por se especializar em um dos campos. Se você deseja fornecer serviços clínicos como psicoterapia e aconselhamento, especialize-se em psicologia clínica. Os psicólogos geralmente realizam pesquisas e testes psicológicos. Muitos psicólogos clínicos abrem práticas privadas, mas como assistentes sociais clínicos, podem trabalhar em outros ambientes, como escolas, clínicas de saúde mental, agências comunitárias e hospitais.

Educação e Treinamento

Ao contrário dos assistentes sociais clínicos, os psicólogos clínicos devem ter um doutorado de uma escola credenciada. Existem dois doutoramentos oferecidos em psicologia: o Ph.D, ou doutor em psicologia clínica, que tende a enfatizar a pesquisa mais do que a prática clínica, ou o Psy.D, ou doutorado em psicologia, que se concentra no trabalho clínico. Em ambos os casos, um doutorado pode levar cinco anos ou mais para ser concluído, incluindo um estágio e uma dissertação. Os psicólogos clínicos também devem ter uma licença estadual para praticar. Os requisitos de licenciamento variam de acordo com o estado, mas geralmente incluem a aprovação em um exame e o envio de prova de educação e experiência.