Educação E Treinamento Geneticista Clínico

Autor: | Ultima Atualização:

Os geneticistas clínicos tratam pacientes com doenças genéticas.

Os geneticistas clínicos são médicos com treinamento especializado em genética. Embora alguns trabalhem em pesquisa, a maioria trabalha com pacientes, diagnosticando, gerenciando e tratando doenças genéticas e doenças hereditárias. Seu caminho de educação e treinamento leva você através de três etapas principais: faculdade, escola de medicina e programas de residência. Em seguida, você pode se especializar em uma área específica, se preferir. Pode levar mais de 10 anos para se tornar certificado, mas isso pode ser uma carreira gratificante e emocionante. De acordo com Mary-Claire King, presidente da Sociedade Americana de Genética Humana de 2012: "Não houve um momento mais empolgante para se envolver no campo da genética desde que Gregor Mendel contava ervilhas lisas e enrugadas e Charles Darwin cuidava de tentilhões".

Estágio 1: Seu Diploma Universitário

Seu primeiro passo para se tornar um geneticista clínico é obter um diploma de bacharel. Normalmente, os geneticistas tendem a cursar ciências físicas ou biologia, como química, biologia e bioquímica; alguns vão para faculdades que também oferecem programas especializados, como genética e biologia molecular. Um estudo especializado pode ser útil depois, mas não é essencial neste estágio. Seu objetivo principal é entrar na faculdade de medicina.

Fase 2: seu grau de médico

Os geneticistas clínicos podem fazer dois caminhos de treinamento médico: tornarem-se médicos ou se tornarem médicos da medicina osteopática. Os médicos frequentam programas de medicina; Os DO tendem a treinar em faculdades de medicina osteopáticas. Durante seu treinamento, você também iniciará o processo de qualificação para praticar como médico. Isso é essencial para sua carreira como geneticista clínico. Os médicos precisam passar no Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos; FAÇA o Exame Compreensivo de Licenciamento Médico Osteopático. Estes exames começam durante o seu treinamento médico e terminam durante o seu primeiro ano de residência.

Estágio 3: Seu treinamento de residência

Quando você terminar a faculdade e a escola de medicina, você seguirá um dos três caminhos de residência. Estes programas dão-lhe as habilidades que você precisa em diagnóstico genético, aconselhamento e tratamento. Você pode optar por uma residência de 4 anos, concentrando-se exclusivamente em genética clínica ou participar de programas com enfoque médico e genético duplo. Por exemplo, você pode tirar uma residência de genética clínica de dois anos e uma residência de dois anos em outra área médica. Alternativamente, você pode fazer um programa combinado de 4 a 5 anos que combina a genética com outra disciplina, como pediatria, obstetrícia e medicina interna. Uma vez que você tenha cumprido suas exigências de residência, você pode se inscrever no Conselho Americano de Genética Médica para se tornar certificado

Subespecialidades Genéticas Clínicas

Uma vez que você esteja certificado para praticar como geneticista clínico, você pode decidir que quer se especializar em uma área particular ou adicionar habilidades adicionais ao seu treinamento em genética geral. Você tem duas opções: genética médica bioquímica e patologia genética molecular. Ambos os programas requerem outro período de treinamento de residência, com duração de 1 ou 2 anos.