Rinite Crônica Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Limpar o nariz do seu gatinho ajuda a mantê-lo mais confortável.

Espirrar, espirrar e um nariz entupido e coriza provavelmente fazer você ir para a cama com uma bebida quente e uma variedade de medicamentos frios. No entanto, quando é seu amigo peludo que tem esses sintomas, você precisa levá-la ao veterinário, pois estes são sinais de rinite crônica.

Causas

A rinite crônica é um problema bastante comum para os nossos amigos felinos. , de acordo com Michigan Veterinary Specialists. Os principais culpados são as infecções virais, como o calicivírus felino e o vírus da rinotraqueíte felina. No entanto, existem inúmeras outras causas, incluindo uma alergia a algo no ambiente, como detergentes domésticos, fumaça, pássaros e mofo. Bactérias, pólipos nasais, doenças dentárias ou objetos estranhos no nariz estão entre as outras possíveis causas. Embora afete os amigos felinos de todas as idades e raças, algumas causas são mais comumente vistas em gatos mais jovens ou mais velhos. Gatos mais jovens são mais propensos a ter pólipos nasais, enquanto os gatos mais velhos podem ter um crescimento anormal chamado neoplasia. Além disso, raças braquicefálicas como a persa e gatos em lares com muitos gatos são mais propensas a desenvolvê-la como uma condição secundária de outra doença respiratória. Seu veterinário precisará fazer uma investigação completa para descobrir a causa exata da condição, para que ele possa escolher o tratamento correto.

Diagnóstico

Para diagnosticar a rinite crônica, seu veterinário precisará de um histórico completo de vacinação e doenças anteriores, mais ele vai querer saber se o seu gato passa muito tempo ao ar livre. O diagnóstico geralmente começa com um hemograma completo e análise química e urinária para descartar causas alérgicas e infecção viral. Se este exame inicial do seu gato não revelar a causa, o veterinário pode usar diagnóstico por imagem ou uma endoscopia para dar uma olhada nas cavidades nasais para que ele possa ver o que está acontecendo. No caso de crescimentos, ele provavelmente realizará uma biópsia nasal.

Tratamento

O Feline Advisory Bureau afirma que o tratamento nem sempre fornece uma cura a longo prazo, mas pode certamente controlar a condição e fazer com que sua amigo peludo mais confortável. Antibióticos ajudam a controlar uma infecção e um nebulizador com um descongestionante que é adequado para gatos ajuda a aliviar alguns dos sintomas. Os antifúngicos ajudarão se forem causados ​​por fungos e um corticosteróide ajudar na rinite alérgica. Pólipos e outros crescimentos na passagem nasal precisam de remoção cirúrgica. Você também pode ajudar seu gatinho limpando regularmente a área do nariz com um pano macio e úmido

Prevenção

Manter as vacinas de seus amigos felinos atualizadas é uma medida preventiva muito importante, especialmente para infecções virais. Mudar sua ninhada freqüentemente também ajuda, assim como a limpeza dos dentes regularmente. Mais importante ainda, leve-a ao seu veterinário assim que você vir qualquer sintoma de resfriado, porque quanto mais cedo você receber tratamento para seu amigo peludo, mais bem-sucedido será.