Vírus Do Herpes Crônico Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

A maioria dos gatos encontra herpesvírus em algum momento da vida.

O herpesvírus felino (FHV) é responsável por infecções respiratórias desagradáveis ​​em gatos, e a doença pode se tornar crônica assim como sua contrapartida humana específica. Você não corre nenhum risco de contrair a doença do seu gato. O herpes humano e felino não pode se espalhar para outras espécies.

Infecção

O herpes felino é um vírus altamente contagioso que se espalha rapidamente por grandes populações felinas. Gatos de abrigos de animais e colônias de gatos selvagens sofrem frequentemente de surtos da doença. O vírus não vive muito tempo fora de um hospedeiro, mas pode se espalhar quando um gato infectado espirra ou se seu gato limpa seu rosto. Isolar o seu gatinho de seus outros gatos, se ele mostrar quaisquer sinais de FHV até que você possa levá-lo ao veterinário. Lave as mãos e troque de roupa antes de interagir com outros gatos para evitar a propagação do vírus

Sintomas imediatos

Olhos com olhos lacrimejantes, nariz escorrendo, espirros e tosse, todos apontam para infecção do trato respiratório superior (URI). Muitos patógenos diferentes podem causar uma URI, mas herpes felino é responsável por uma grande porcentagem de casos, de acordo com a ASPCA Professional. Se seu gato tiver uma URI, espere que ele evite se mexer e comer até se sentir melhor. Ofereça-lhe comida molhada para encorajá-lo a comer todos os dias. Dificuldade em respirar, conjuntivite e obstrução nasal geralmente continuam por uma semana ou duas antes de desaparecer.

Efeitos latentes

A maioria dos gatos infectados com FHV se tornam portadores ou vítimas crônicas do vírus. O desconforto respiratório agudo que acompanhou a infecção inicial do seu gato provavelmente não acontecerá novamente. No entanto, a conjuntivite ou outros sintomas do vírus podem surgir de forma intermitente durante o resto da vida, especialmente quando ele está estressado por mudanças em seu ambiente, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da NC State University. Só porque o seu gato não apresenta sintomas não significa que ele não seja contagioso. Alguns gatos eliminaram o vírus ativamente, mesmo sem sintomas.

Diagnóstico e Tratamento

O veterinário irá limpar o interior da boca do seu gato e enviá-lo para exames laboratoriais para confirmar a presença do herpesvírus, de acordo com The Fundação Winn Feline. Infelizmente, os medicamentos virais não são muito eficazes contra isso, então não há muito o que fazer para aliviar o sofrimento do seu animal de estimação. Colírios medicinais ajudam a limpar a conjuntivite e seu veterinário pode prescrever antibióticos para evitar que as bactérias aproveitem o sistema imunológico do seu gato. A medicação para melhorar o apetite e a fluidoterapia são necessárias para ajudar os gatos que recusam alimentos e água.