Doenças Zoonóticas De Gatos De Comer Aves

Autor: | Ultima Atualização:

Se Stalker estivesse dentro de casa, as chances de seus pássaros pegarem diminuissem consideravelmente.

Se o passatempo favorito de seu gato vai além de observação de pássaros e matar e comer, ele é responsável por pegar doenças de suas vítimas de penas. As doenças zoonóticas são aquelas transmitidas de uma espécie para outra. Para proteger os pássaros locais junto com o Fluffy, mantenha-o dentro de casa.

Toxoplasmose

Os gatos pegam o Toxoplasma gondii, o parasita responsável pela toxoplasmose, por comer animais selvagens infectados, incluindo pássaros. Pior, os gatos podem passá-lo para você e outros membros da sua casa. É especialmente perigoso para as mulheres grávidas, uma das razões pelas quais as mulheres grávidas são aconselhadas a não trocar a maca do gato durante a gravidez ou a usar luvas descartáveis ​​ao fazê-lo. Enquanto a maioria dos gatos permanece assintomática, mesmo como portadores, alguns podem sofrer de diarréia ou parar de comer. Seu veterinário pode prescrever antibióticos para tratar o seu gato, mas isso não elimina o parasita. Depois de algumas semanas, seu gato vai parar de derramar os ovos do parasita. Até lá, ele deve ser mantido longe de mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

Gripe aviária

Você provavelmente já ouviu falar da gripe aviária, que também pode infectar pessoas. Embora os casos sejam raros, sabe-se que os gatos contraem a gripe aviária de presas infectadas. Não existem casos registrados de gatos transmitindo a gripe aviária para humanos, mas isso não significa que não possa acontecer no futuro, especialmente porque os vírus da gripe aviária podem sofrer mutação.

Salmonella

Os gatos podem pegar bactérias salmonelas de consumindo aves selvagens ou roedores. Os gatos geralmente não ficam doentes, mas podem passar as bactérias para as pessoas, causando salmonelose. Os sintomas incluem diarréia, dor abdominal e febre, geralmente dentro de poucos dias de contato com a bactéria. Se você suspeitar que pode ter salmonelose, visite seu médico para tratamento

Tapeworm

Se você já viu partículas semelhantes a ricota ao redor da extremidade traseira de seu gato, você está familiarizado com a tênia. Gatos pegam tênia das pulgas e comem animais selvagens infectados, incluindo pássaros. A espécie de tênia difere por meio de cada meio de transmissão, mas o resultado final é o mesmo. Seu gato está infestado com um parasita que se alimenta de nutrientes dentro de seu corpo. Embora os tratamentos para tênia de venda livre estejam disponíveis, sua melhor opção é levar o seu gato ao veterinário e receber um medicamento anti-helmíntico ou wormer. Depois de dar o seu gato a medicação, mantenha-o dentro. Ele pode facilmente ser reinfectado se ele consome outra ave

Prevenção

Além de manter seu gato dentro de casa, você pode ajudar a prevenir a transmissão de quaisquer possíveis doenças transmitidas via ave ao seu gato, praticando bons hábitos sanitários. Enquanto você já lava as mãos cuidadosamente após a limpeza da caixa de areia, você também deve lavar as mãos depois de manusear o seu gatinho. Certifique-se de que seu gato esteja em dia com todas as vacinas, além de trazer uma amostra fecal para testes durante seu exame veterinário anual. Use preventivos eficazes contra pulgas e carrapatos em seu gato.