Gatos Com Hiperestesia

Autor: | Ultima Atualização:

A hiperestesia é um distúrbio que faz com que os gatos exibam comportamentos estranhos.

Todos os gatos podem ser um pouco estranhos, mas se o seu gato desenvolver síndrome de hiperestesia, os episódios erráticos mais frequente. A hiperestesia felina é também conhecida como síndrome da pele rolante, síndrome de automutilação e doença do gato nervoso. Se Max demonstrar comportamento incomum, busque diagnóstico e tratamento

Sinais e Sintomas

Os gatos com hiperestesia podem agir normalmente por longos períodos de tempo, pois os episódios excêntricos são geralmente esporádicos. Sinais clínicos podem durar apenas um minuto ou dois antes de seu gato voltar ao seu estado normal. Às vezes, você pode notar ondulações ou espasmos da pele, espasmos que fazem o corpo tremer ou uma cauda hiperativa. Em vez de coçar, Max pode morder ou lamber obsessivamente sua cauda, ​​costas ou flanco. Esse comportamento pode ser seguido por grooming excessivo. Max pode experimentar explosões repentinas de hiperatividade, muitas vezes acompanhadas de pupilas dilatadas e miados ou choro repentinamente altos. Gatos com hiperestesia podem ser altamente sensíveis a serem tocados nas costas. Acariciar ou coçar ao longo da coluna pode, às vezes, desencadear estranhas brincadeiras do seu gato. O rolamento ou ondulação da pele é devido não à própria pele, mas à hiper-responsividade dos músculos esqueléticos (trunci cutâneo) sob a pele quando a área é tocada. Outros sinais clínicos podem incluir micção descontrolada, vocalização súbita e / ou alta e salivação. O comportamento auto-mutilante, como o coçar compulsivo excessivo, é frequentemente associado a um distúrbio convulsivo, de acordo com o Dr. Alexander de Lahunta, DVM. Um episódio comum pode começar quando você coça as costas do seu gato dormindo na região lombar. Max acorda com os olhos bem abertos e focados, o rabo estremecendo e ele coçando-se como um louco com as patas traseiras. Depois de 20 a 30 segundos, Max interrompe seu comportamento anormal e adormece como se nada tivesse acontecido

Causas

Embora a hiperestesia de Max não tenha uma causa definitiva, a condição costuma estar associada a convulsões, pois os medicamentos anticonvulsivos parecem parar episódios de agitação. Outra possível explicação para a condição é o desenvolvimento de um transtorno obsessivo-compulsivo, muitas vezes relacionado a hábitos excessivos de higiene. Em muitos casos, os medicamentos anti-obsessivos ajudam a eliminar os sintomas da hiperestesia em gatos. De acordo com CatChannel.com, raças asiáticas e siamesas são mais suscetíveis a esta síndrome.

Diagnóstico

Como não há teste para diagnosticar hiperestesia felina, seu veterinário precisará descartar outras possíveis condições de acordo com os sinais clínicos. Hemograma, exames físico e neurológico, exame de urina e exame fecal, radiografias da coluna vertebral e culturas de pele são formas comuns de testes diagnósticos que seu veterinário pode usar para descartar condições médicas comumente confundidas com hiperestesia. Seu veterinário pode recomendar mudar a dieta do seu gato para determinar se alergias alimentares ou ambientais são responsáveis ​​pelos maneirismos peculiares de Max.

Opções de tratamento

Controlar os episódios maníacos de Max pode ser tão fácil quanto fazer algumas mudanças em casa. Certos fatores ambientais podem desencadear comportamentos causados ​​por muita estimulação. Considere os estressores do seu animal de estimação e tente evitar essas ocorrências. Por exemplo, se Max ficar muito empolgado quando as pessoas passarem pela janela, simplesmente mantenha as persianas fechadas. O tédio também pode ser um grande fator de estresse para os felinos, por isso certifique-se de passar tempo de qualidade acariciando e brincando com Max. Quando um episódio começar, tente redirecionar o gato com seu brinquedo favorito ou um tratamento. Em casos graves, seu veterinário pode prescrever um medicamento anti-ansiedade.